terça-feira, 11 de novembro de 2008

Livro do Mês de Novembro


Livro do Mês


A Rapariga que Roubava Livros


Autor: Markus Zusak


Resumo: É no tempo da Segunda Guerra Mundial que a morte, narradora da história, se cruza com Liesel e começa a contar a história desta menina de nove anos. A localidade de Molching, perto de Munique, e, em especial, a rua Himmel, habitada pelos Hubermann, pais adoptivos de Liesel, serão o palco da curiosa e enternecedora história desta menina fascinada por livros. O mundo de Liesel é povoado por personagens que, de diferentes modos, revelam estar à margem da sociedade nazi. Hans e Rosa, pais adoptivos, escondem em sua casa um judeu, Max, que se tornará amigo de Liesel. Rudy, o grande amigo de brincadeiras de Liesel, que nutria uma grande admiração por um atleta negro. A esposa do presidente da Câmara, fornecedora de leituras num tempo em que os nazis queimavam livros considerados proibidos. Paulatinamente, a morte, observadora sensível, revela-nos o outro lado de uma Alemanha da Segunda Guerra Mundial.
Markus Zusak, a propósito deste livro, afirmou que as pessoas têm “essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas, ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras (…). Então eis outro lado da Alemanha Nazista”.


Markus Zusak

Markus Zusak nasceu em 1957, na Austrália. Diplomado em Pedagogia, iniciou a sua carreira de escritor no ano 1998, com a obra The Underdog – diário de um adolescente. Tem recebido vários prémios literários, entre eles o Printz Honor, e, após a publicação da obra A Menina que Roubava Livros, considerado por muitos como um dos mais inovadores romancistas dos nossos dias. A propósito deste livro, Zusak, filho de mãe alemã e pai austríaco, inspirou-se nas histórias que ouviu dos pais sobre a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários: