terça-feira, 28 de outubro de 2008


"(...) Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós vendemo-los e compramo-los, mas na realidade os livros não têm dono."



Carlos Ruiz Zafón, A Sombra do Vento

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Livro do Mês de Outubro

Livro do Mês



A Fórmula de Deus



Autor: José Rodrigues dos Santos

Resumo: Tomás de Noronha, criptanalista e professor de História, na Universidade Nova de Lisboa, é contratado por Ariana Pakravan, física nuclear de origem iraniana, para decifrar um estranho manuscrito de Einstein, recentemente descoberto. Este achado, com o título “Die Gottesformel”, catapultará Tomás de Noronha para uma aventura perigosa, sofrendo pressões do Governo de Irão e da Cia, os quais pensam que o manuscrito tem o segredo da construção da bomba atómica. No entanto, o conteúdo é outro e está ligado à prova científica da existência de Deus.

Aconselha-se este livro a todos quantos gostam de aventura e mistério e sobretudo aos leitores das obras de Dan Brown. De facto, A Fórmula de Deus relembra o universo Browniano



José António Afonso Rodrigues dos Santos nasceu na Beira, antiga colónia portuguesa de Moçambique, no dia 1 de Abril de 1964. Aos 17 anos (1981), Rodrigues dos Santos inicia-se no jornalismo, ao serviço da Rádio Macau. Em 1983, regressa a Portugal para frequentar o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Terminado o curso, e após 3 meses de experiência profissional em Londres, é distinguido com o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa (1986) e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon (1987), sendo convidado para trabalhar na BBC. Em 1990, entra como apresentador de noticiário na RTP, canal onde ocupou, por duas vezes, o cargo de Director de Informação. Paralelamente à sua actividade jornalística e de docente na Universidade Nova de Lisboa, é também ensaísta e romancista. Em 2005 , José Rodrigues dos Santos estabeleceu um acordo com o Gotham Group, empresa de Los Angeles ligada às principais produtoras de Hollywood, com o objectivo de adaptar "O Codex 632" ao cinema

terça-feira, 7 de outubro de 2008

LITERACIA da INFORMAÇÃO

LITERACIA da INFORMAÇÃO

Porquê a Literacia da Informação?


(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".

STRIPLING, Barbara K. . ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12,


A literacia da informação é um processo de aprendizagem pelo qual se identifica uma necessidade ou se define um problema; procura recursos eficazes; reúne e consome informação; analisa e interpreta a informação: sintetiza e comunica com eficácia a informação e avalia o processo.
Adultos informados são leitores ávidos e consumidores de informação artística e cultural. São pensadores críticos e criativos, aprendentes interessados e investigadores organizados. Usam a informação de forma responsável e são comunicadores eficazes. Colaboram com outros, não só pessoalmente como através das TIC, desenvolvendo e avaliando projectos e produtos, o que os toma utilizadores sistemáticos das novas tecnologias.
As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, induzindo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia da informação deve ser integrada transversalmente no currículo. As aprendizagens tomam-se mais significativas quando operacionalizadas de forma interdisciplinar e/ou ligadas a necessidades ou problemas da vida real.


CTAP Information Literacy Guidelines K-12,

Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



A partir deste ano o Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi substituído pelo Mês Internacional da Biblioteca Escolar, que será comemorado no mês de Outubro.

"Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar" é o tema para este ano.

A IASL propõe o cartaz que se apresenta a seguir na versão em inglês.

Versão em português cedida por Katharina Berg [PDF]