sexta-feira, 29 de janeiro de 2010




No dia 28 de Janeiro, às 10.30, realizou-se no Auditório António Freitas, integrada no projecto parceria "LAGOS - CIDADE MODERNA", uma sessão com a participação do Centro Ciência Viva e da Câmara Municipal de Lagos.
Foram proferidas duas palestras:
- "CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE LAGOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
pela Drª Beatriz Oliveira e pelo Dr. António Valadares.
- "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VAI ÀS ESCOLAS: CML - DECAS"
pela Drª Rita Silva.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010


Herman Melville nasceu no dia 1 de Agostode 1819, em Nova York. Ainda jovem é obrigado a abandonar os estudos, trabalhando num navio baleeiro. As viagens efectuadas a bordo do navio servem-lhe de inspiração para os seus primeiros livros, Typee (1846) e Omoo (1847), nos quais descreve as suas aventuras de marinheiro. Não tardou a ter sucesso, o que o motivou a continuar a escrever. Curiosamente, em 1851, ao publicar a obra A Baleia (hoje intitulada Moby Dick) não obteve qualquer êxito o que, segundo alguns exegetas, marcou o início do declínio do escritor. Na verdade, e embora ainda publicasse alguns contos até finais dos anos cinquenta, o escritor, poeta e ensaísta, esquecido dos leitores, vê-se obrigado a trabalhar como inspector de alfândega até a data da sua morte, em 1891.
Typee, (1846)
Omoo, (1847)
Mardi, (1849)
Redburn, (1849)
White-Jacket, (1850)
Moby-Dick, (1851)
Pierre, (1852)
Isle of the Cross, (1853)
Israel Potter, (1856)
Resumo:
Ismael, o narrador, fascinado pelo mar resolve embarcar na caça à baleia. A bordo do Pequod, barco comandado por Mas Ahab, Ismael percebe que a caça não tem como objectivo alimentar o mercado da baleia. De facto, Amas Ahab procura Moby Dick, uma baleia branca, que no passado lhe arrancou uma perna. Na perseguição obsessiva a Moby Dick do qual se quer vingar, o capitão leva a sua equipagem numa aventura à volta do mundo que desembocará no naufrágio ao largo das ilhas Gilbert.Este livro é uma narrativa simbólica da confrontação entre o homem e a natureza e entre o Bem e o Mal.

MOBY DICK