quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um dia na Biblioteca

O NATAL CHEGOU À GIL 
Finalmente um cheirinho a Natal!!!
Este ano a aposta continuou a ser na reciclagem e, como pretendemos sublinhar uma mensagem de esperança, em oposição ao material exposto na mesa literária sobre a Segunda Guerra Mundial, optámos por colocar cartazes e frases em todos os locais de acesso à biblioteca com um convite à leitura e aos seus benefícios gerais: «Ler ajuda-nos a compreender o mundo», «Ler torna-nos mais conscientes», «Ler desenvolve o espírito crítico»., «Ler fomenta a criatividade», «Ler também pode ser divertido». A própria árvore de Natal foi enfeitada com livros do PNL recém adquiridos pela biblioteca e foi um livro de histórias sobre o Natal que serviu de «presépio» ao menino Jesus e Sua família.
É com muito agrado que temos observado vários alunos que, nos seus tempos livres, visitam a biblioteca e leem, informalmente, alguns dos livros expostos mostrando vontade de requisitá-los para a interrupção de Natal.   
 
 


 

 
 


MESA LITERÁRIA SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Na biblioteca da Gil já se encontra exposta a mesa literária sobre a Segunda Guerra Mundial. Esta atividade surgiu no âmbito da articulação curricular com o grupo de História da Escola Secundária Gil Eanes e o projeto Comenius, cujo tema é «As minorias étnicas». Antecipando, de certa forma, as atividades programadas para o próximo ano letivo, sobre Aristides de Sousa Mendes, a biblioteca preparou uma mostra de livros e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e biografias / diários de figuras relacionadas com a mesma. É significativa a curiosidade que tem vindo a despertar nos alunos, que além de mostrarem vontade de requisitar alguns dos livros expostos têm colocado diversas questões sobre o tema.
 







 
Conversas chaladas
Como tem sido habitual no nosso Agrupamento, a atividade «Conversas Chaladas» irá ser retomada já no dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 16.h30m, na biblioteca da Escola Secundária Gil Eanes. Gostaríamos de convidá-lo para estar presente. Desta vez escolhemos o livro O Mundo em que Vivi, de Ilse Llosa, disponível nas bibliotecas das escolas EB2,3 das Naus e Secundária Gil Eanes. Traga ideias, sugestões, bom humor e muita simpatia.
Contamos consigo!

CONVERSAS CHALADAS

Apresentação do livro Ao Sabor dos Dias de Pinheiral Bravo, de Fátima Fidalgo


No dia 9 de novembro realizou-se, no auditório da Escola Secundária Gil Eanes, a apresentação do livro Ao Sabor dos Dias de Pinheiral Bravo, de Fátima Fidalgo. A atividade decorreu no âmbito do projeto da biblioteca da Gil «Conversas Chaladas», em interligação com o «Clube de Leitura» da mesma escola.

Para além da decoração que procurou recriar o ambiente bucólico encontrado no livro, os participantes sentiram alguns cheiros e sabores do campo e, sobretudo, através da apresentação levada a cabo pela autora, conhecer espaços, tradições, rituais, sensibilidades que marcaram a elaboração do livro. Aqui ficam as imagens de alguns momentos vividos…
 
 










quarta-feira, 21 de novembro de 2012


ENCONTRO COM A ESCRITORA SARA MONTEIRO

Nos dias 2 e 31 de outubro as escolas EB1 nº3 e Bensafrim receberam a visita da escritora Sara Monteiro, no âmbito da atividade «Feira de autor». Apresentamos algumas fotografias de momentos ocorridos nesse dia e que fizeram a alegria dos pequenos leitores:
 

 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO E ÁRVORE DO OUTONO

A escola de Odiáxere «vai de vento em popa»! Para além das atividades já mencionadas, foi comemorado ainda o Dia Mundial da Alimentação e elaborada uma árvore do Outono, colocada no pátio da escola, para que todos os alunos pudessem escrever poemas ou rimas sobre esta estação do ano. As professoras aderiram e colaboraram no projeto que muito contribuiu para a escrita criativa dos nossos pequenos grandes leitores.
 
 
 

TODOS NO SOFÁ!

Realizou-se no mês de outubro uma atividade muito interessante na escola de Odiáxere. Com o dinamismo habitual, a funcionária Cristina Pereira dramatizou com os alunos de 1º ano, na biblioteca, excertos da história Todos no Sofá, tendo conseguido captar a atenção e a alegria dos meninos que já vão sentindo algum prazer e motivação pelos livros.