quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AS EQUIPAS DAS BE DO AGRUPAMENTO DESEJAM
BOAS FESTAS!!!
 
«Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo!»
  
 
É neste sentido que as diferentes bibliotecas das escolas do Agrupamento têm tentado esquecer os constrangimentos e viver a quadra natalícia com muita cor, música e livros / textos alusivos à comemoração. Assim, deixamos no nosso blog algumas imagens da decoração de algumas bibliotecas que, tal como a Gil, ainda acreditam no Natal…
 
 
Em Bensafrim:
 
 
 
 
 

No Chinicato:




 
Na EB1 nº3:
 
 
 
 
 
 
 
 
Na Escola Secundária Gil Eanes a aluna Ângela Encarnação, do Ensino Especial, colaborou ativamente nas decorações natalícias e elaborou, com ajuda de alguns professores da biblioteca, uma árvore de Natal e um presépio expostos no átrio, junto aos serviços administrativos:
 

 
 
 
 
 

 
 


 
Livro do Mês  

Dezembro
 
O Mundo em que vivi
 
 
                                      Ilse Losa
 
No final da primeira Guerra Mundial, a pequena Rose, de origem judaica, vivia numa aldeia alemã com os seus avós paternos, Markus e Ester. Rose  tinha um verdadeiro carinho pelo avô, homem sensível e carinhoso. Quando tem de ir morar com os pais, a sua vida muda radicalmente. Na escola, começa a sentir a discriminação pelo facto de ser judia. Após a morte do pai, muda-se para Berlim, onde os nazis começam a perseguir os judeus.
 
Ao longo desta narrativa, perpassam personagens que partilham a vida de Rose, rituais familiares e judaicos e assistimos ao desmoronar de um tempo feliz.
 
 
Ilse Lieblich Losa (1913 - 2006) é uma escritora de origem alemã e de ascendência judaica que veio para Portugal, em 1934. No Porto, onde fica a residir, casa com o arquiteto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa. Em 1943, publica o seu primeiro livro O Mundo em que Vivi. A partir daí, escreve sobretudo obras da literatura infanto-juvenil, traduz antologias de obras portuguesas, publicadas na Alemanha, e colabora em diversos jornais/revistas portugueses e alemães.


 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

  Livro do Mês  



Novembro
 
Ao sabor dos Dias de Pinheiral Bravo

 

 
 
 
 
 






 
Fátima Fidalgo

Luísa chega com os filhos a Pinheiral Bravo, terra onde vive a sua irmã. A pequena família, habituada a uma vida citadina, rapidamente adopta aquela vila e os seus costumes. As lides rurais começam a fazer parte do quotidiano de Luísa e "Enquanto a mãe sachava os regos de água, ajudada por um trabalhador pago à jorna, os irmãos observavam as calhandras que deslizavam na ribeira e os girinos que procuravam esconderijos sob as pedras, junto à margem. Quando voltavam para casa, levavam com eles o cheiro forte a hortelã selvagem, a poejos e a terra molhada. Agora, já todos os conheciam na vila e, mal chegavam ao cimo da quelha da ribeira, junto do forno comunitário, eram amiúde convidados para provar uma broa quente, recheada com toucinho, ou biscoitos de canela e azeite que fumegavam da última fornada."
Ao longo da narrativa, o leitor penetra no espaço e na vida dos pinheiral bravenses, revisitando o mundo rural e o tempo de infância, viagem oferecida sobretudo através do olhar e das sensações de Clara, filha mais nova de Luísa.
 
Fátima Fidalgo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras de Lisboa, exerce a profissão de docente na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos.