terça-feira, 11 de novembro de 2008

Livro do Mês de Novembro


Livro do Mês


A Rapariga que Roubava Livros


Autor: Markus Zusak


Resumo: É no tempo da Segunda Guerra Mundial que a morte, narradora da história, se cruza com Liesel e começa a contar a história desta menina de nove anos. A localidade de Molching, perto de Munique, e, em especial, a rua Himmel, habitada pelos Hubermann, pais adoptivos de Liesel, serão o palco da curiosa e enternecedora história desta menina fascinada por livros. O mundo de Liesel é povoado por personagens que, de diferentes modos, revelam estar à margem da sociedade nazi. Hans e Rosa, pais adoptivos, escondem em sua casa um judeu, Max, que se tornará amigo de Liesel. Rudy, o grande amigo de brincadeiras de Liesel, que nutria uma grande admiração por um atleta negro. A esposa do presidente da Câmara, fornecedora de leituras num tempo em que os nazis queimavam livros considerados proibidos. Paulatinamente, a morte, observadora sensível, revela-nos o outro lado de uma Alemanha da Segunda Guerra Mundial.
Markus Zusak, a propósito deste livro, afirmou que as pessoas têm “essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas, ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras (…). Então eis outro lado da Alemanha Nazista”.


Markus Zusak

Markus Zusak nasceu em 1957, na Austrália. Diplomado em Pedagogia, iniciou a sua carreira de escritor no ano 1998, com a obra The Underdog – diário de um adolescente. Tem recebido vários prémios literários, entre eles o Printz Honor, e, após a publicação da obra A Menina que Roubava Livros, considerado por muitos como um dos mais inovadores romancistas dos nossos dias. A propósito deste livro, Zusak, filho de mãe alemã e pai austríaco, inspirou-se nas histórias que ouviu dos pais sobre a Segunda Guerra Mundial.

sábado, 8 de novembro de 2008

PALAVRAS MÁGICAS EM LAGOS

Palavras Mágicas em Lagos 2008
V Encontro de Contos e Contadores


CONTOS POPULARES PORTUGUESES

com o narrador

ANTÓNIO FONTINHA


António Fontinha nasceu em Lisboa, viveu em Angola até 1975 e iniciou-se na prática de contar histórias em 1992.
Em 1995, rendido aos encantos da narrativa oral, trocou a carreira de actor pela de contador de histórias: “É uma alegria sentir que nos escutam, que no embalo das palavras mergulhamos, partilhando a aventura”.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, tem feito recolha de contos tradicionais por todo o país.


19 de Novembro - 14h30

BIBLIOTECA ESCOLAR

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3.º C GIL EANES

sexta-feira, 7 de novembro de 2008



Vamos falar de…


O Conhecimento do Património Arqueológico:

Da Interpretação à Divulgação
Como se Faz um Livro de Arqueologia


Dr. Rui Parreira


Auditório 14 de Novembro às 10.15 H

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Atitude Face às Aulas


O insucesso escolar resulta, em parte, da atitude do aluno na aula. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:


Atitude positiva

Acreditar que o estudo das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.Ter autoconfiança, pois um bom desempenho está ao alcance de qualquer aluno.


Espírito de trabalho

A falta de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho. Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.


Espírito crítico

A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão".

terça-feira, 28 de outubro de 2008


"(...) Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós vendemo-los e compramo-los, mas na realidade os livros não têm dono."



Carlos Ruiz Zafón, A Sombra do Vento

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Livro do Mês de Outubro

Livro do Mês



A Fórmula de Deus



Autor: José Rodrigues dos Santos

Resumo: Tomás de Noronha, criptanalista e professor de História, na Universidade Nova de Lisboa, é contratado por Ariana Pakravan, física nuclear de origem iraniana, para decifrar um estranho manuscrito de Einstein, recentemente descoberto. Este achado, com o título “Die Gottesformel”, catapultará Tomás de Noronha para uma aventura perigosa, sofrendo pressões do Governo de Irão e da Cia, os quais pensam que o manuscrito tem o segredo da construção da bomba atómica. No entanto, o conteúdo é outro e está ligado à prova científica da existência de Deus.

Aconselha-se este livro a todos quantos gostam de aventura e mistério e sobretudo aos leitores das obras de Dan Brown. De facto, A Fórmula de Deus relembra o universo Browniano



José António Afonso Rodrigues dos Santos nasceu na Beira, antiga colónia portuguesa de Moçambique, no dia 1 de Abril de 1964. Aos 17 anos (1981), Rodrigues dos Santos inicia-se no jornalismo, ao serviço da Rádio Macau. Em 1983, regressa a Portugal para frequentar o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Terminado o curso, e após 3 meses de experiência profissional em Londres, é distinguido com o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa (1986) e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon (1987), sendo convidado para trabalhar na BBC. Em 1990, entra como apresentador de noticiário na RTP, canal onde ocupou, por duas vezes, o cargo de Director de Informação. Paralelamente à sua actividade jornalística e de docente na Universidade Nova de Lisboa, é também ensaísta e romancista. Em 2005 , José Rodrigues dos Santos estabeleceu um acordo com o Gotham Group, empresa de Los Angeles ligada às principais produtoras de Hollywood, com o objectivo de adaptar "O Codex 632" ao cinema

terça-feira, 7 de outubro de 2008

LITERACIA da INFORMAÇÃO

LITERACIA da INFORMAÇÃO

Porquê a Literacia da Informação?


(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".

STRIPLING, Barbara K. . ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12,


A literacia da informação é um processo de aprendizagem pelo qual se identifica uma necessidade ou se define um problema; procura recursos eficazes; reúne e consome informação; analisa e interpreta a informação: sintetiza e comunica com eficácia a informação e avalia o processo.
Adultos informados são leitores ávidos e consumidores de informação artística e cultural. São pensadores críticos e criativos, aprendentes interessados e investigadores organizados. Usam a informação de forma responsável e são comunicadores eficazes. Colaboram com outros, não só pessoalmente como através das TIC, desenvolvendo e avaliando projectos e produtos, o que os toma utilizadores sistemáticos das novas tecnologias.
As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, induzindo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia da informação deve ser integrada transversalmente no currículo. As aprendizagens tomam-se mais significativas quando operacionalizadas de forma interdisciplinar e/ou ligadas a necessidades ou problemas da vida real.


CTAP Information Literacy Guidelines K-12,

Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



A partir deste ano o Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi substituído pelo Mês Internacional da Biblioteca Escolar, que será comemorado no mês de Outubro.

"Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar" é o tema para este ano.

A IASL propõe o cartaz que se apresenta a seguir na versão em inglês.

Versão em português cedida por Katharina Berg [PDF]

terça-feira, 16 de setembro de 2008

2008/2009


A EQUIPA DA BIBLIOTECA DESEJA A TODA A COMUNIDADE UM BOM ANO LECTIVO 2008/2009 E...
COM... BOAS LEITURAS