quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fotobiografia - 10ºC



As fotobiografias dos alunos do 10º C estão em exposição na Biblioteca da escola até dia 27 de Janeiro, passa por lá para as poderes ver.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fazer um Resumo

Como fazer um bom resumo

O resumo é um texto que apresenta, de forma abreviada, as ideias ou factos essenciais desenvolvidos num outro texto, respeitando o sentido e a ordem pela qual surgem. Implica seleccionar a informação principal do texto a resumir, com a ajuda do nosso vocabulário, mas sem acrescentar comentários. O resumo deve consistir num conjunto ordenado de ideias e não numa sequência de frases desconexas.

Características de um bom Resumo

Brevidade – Só contém as ideias principais.
Rigor e clareza – Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara e que respeite o pensamento do autor.
Linguagem pessoal – Não se copiam frases do texto.

Resumo passo a passo

1. Ler o texto e sublinhar as ideias principais, parágrafo a parágrafo.
2. Escrever o resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor.
Procurando não incluir pormenores desnecessários.
Substituindo ideias repetidas ou semelhantes por uma única que as englobe.
Utilizando termos genéricos.
Utilizando uma linguagem pessoal.
3. Ler o resumo e avaliar o seu conteúdo.
Contém as ideias principais?
A ideia do autor está respeitada?
A sequência e a estrutura do texto são respeitadas?
O texto percebe-se bem?
Não há pormenores nem repetições?
4. Fazer outra leitura do resumo e, se for necessário, aperfeiçoar a linguagem do texto
(ortografia, construção de frases, etc.).

Atenção: a síntese também apresenta de forma sucinta a informação essencial contida num outro texto. Mas na síntese damos a nossa opinião sobre o texto original e no resumo não. É como se na síntese escrevêssemos um pouco da nossa interpretação do texto, o que não podemos fazer num resumo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Encontro com... valter hugo mãe




O escritor valter hugo mãe esteve hoje, dia 15 de Janeiro, no auditório da nossa escola.

Foi com atenção que todos ouviram o escritor e a empatia estabelecida foi enorme.

O autor respondeu a todas as perguntas colocadas pelo público.

Alguns dos presentes saíram do auditório com um livro oferecido pelo convidado, em resultado de um concurso.

No final, valter hugo mãe deu uma sessão de autógrafos.

Muito obrigada por ter passado na nossa escola.

Fazer um Esquema



COMO FAZER UM ESQUEMA


Para fazeres um esquema claro e compreensível, tens de ter compreendido bem toda a matéria.


1º - Definir as ideias principais.

2º - Definir as ideias secundárias que estão ligadas a cada uma delas.

3º - Escrever essas ideias em frases curtas.

4º - Escolher uma forma gráfica de elaborar o esquema que contenha todas as ideias e mostre a relação entre elas.

Num esquema, os elementos de informação que importa fixar são agrupados através de chavetas, de setas, de rectângulos,etc.



Os esquemas permitem apresentar muita matéria e relacioná-la, facilitando as revisões.

Mostram a relação entre as várias ideias.

Dão uma imagem visual da matéria e da sua organização.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Exposição - Fotobiografia 10ºB

Já está a decorrer na biblioteca escolar a exposição fotobiográfica dos alunos da turma B do 10º ano.

Vai até à biblioteca e fica a conhecer melhor os teus colegas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Livro do Mês de Janeiro



Livro do Mês
Uma Villa em Itália


Resumo: Quatro pessoas, desconhecidas entre si, são feitas candidatas à herança de Beatrice Malaspina, personagem de quem nunca ouviram falar. Delia, cantora de ópera, George, cientista nuclear, Marjorie, escritora policial, e Lucius, banqueiro, comparecem na villa Dante, na Itália, a pedido do advogada de Beatrice Malaspina. Aí, enquanto são confrontados com vários enigmas para acederem à herança, percebem que Malaspina conhecia os segredos de cada um deles. Esta estadia vai revelar-se, para cada um dos personagens envolvidos, como uma viagem introspectiva .


Autora - Elizabet Edmondson





Elizabeth Edmondson nasceu no Chile e viveu em Calcutá e Londres, antes de ir estudar para Oxford. Divide actualmente o seu tempo entre a Itália e a Inglaterra. Está casada com um historiador de arte e tem dois filhos.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Memorando de um Teatro de Fantoches em Construção

Memorando de um Teatro de Fantoches em Construção

A sala A3 tem servido os nossos intentos para o arranque e preparação da construção do molde dos fantoches, todas as quarta-feiras, feitos pelos alunos na sala de aula com a orientação dos professores Yann Valade e Fernando Nunes.


Nas primeiras aulas os alunos tomaram conta das diferentes fases do processo e dos materiais necessários à edificação do projecto. Os alunos tiveram a oportunidade de levantar dúvidas e das regras quanto à orientação de toda a acção a desenvolver. Deste modo, fomos trabalhando aula a aula, semana a semana, metendo mãos à obra, sujando as mãos na água pastosa da farinha cozida, emprestando a goma às tiras do jornal, mexendo, remexendo, colando, melhorando minuto a minuto as feições dos nossos moldes.




Depois, seguiu-se a caracterização dos olhos e decidimos utilizar conchas, mexilhões, tampas de garrafas de água, beijinhos de amor, bolas de papel, etc., tal como para a elaboração do "aparelho auditivo" foram usados mexilhões, caricas e pequenos búzios ou, ainda no que diz respeito à caracterização da "boca", foram também utilizadas lapas e amêijoas, por entre tantas e tantas outras coisas disponíveis, que estavam ali ao nosso dispor.

A criatividade, portanto, esteve sempre presente e a funcionar com todos e para todos.
Antes das férias do Natal iniciámos o processo de pintura, pincelada após pincelada, misturando as cores, usando e abusando das tintas, sempre com a ideia de que temos que aprender a pintar, praticando e aperfeiçoando os pincéis. Agora é tempo de começarmos a vestir os fantoches e pensar nas falas e na estórias dos nossos personagens. Os alunos que estão a participar neste projecto são: Nádia Dias; Verónica Fernandes; Flávio Batista; Rebeca Esteves, Soraia Pereira e Lisandra Bartolomeu, todos eles pertencentes ao curso Profissional de Animador Sociocultural. Por isso, mais uma vez vos informamos, que o atelier continua aberto a todos os estudantes do Gil Eanes que queiram participar.
Texto do professor Fernando Nunes

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Encontro com...

valter hugo mãe

O poeta e editor valter hugo mãe (na escrita do autor as maiúsculas estão ausentes) vencedor da edição de 2007 do Prémio Literário José Saramago com a obra “o remorso de baltazar serapião” vai estar no auditório da nossa escola no dia 15 de Janeiro às 10h 15m.



valter hugo mãe é poeta e editor. Nasceu em 1971 em Angola. Vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.


Publicou nove livros de poesia, entre os quais "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação" (Prémio de Poesia Almeida Garrett), "três minutos antes de a maré encher", "cobrição das filhas" e "útero e o resto da minha alegria".


É autor das seguintes antologias: "o encantador de palavras", poesia de Manoel de Barros, "série poeta", homenagem a Julio-Saúl Dias, "quem quer casar com a poetisa", poesia de Adília Lopes, "o futuro em anos-luz, 100 anos, 100 poetas, 100 poemas", para o Porto 2001 e "desfocados pelo vento, a poesia dos Anos 80, agora".


Alguns dos seus poemas estão traduzidos e editados em espanhol, francês, inglês, checo e árabe.



Foi responsável, juntamente com Jorge Reis-Sá, pelas Quasi edições, editora de autores como Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar e muitos outros. Também, co-dirige a revista Apeadeiro. Criou a editora objecto cardíaco.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Exposição - "Fotobiografia"

“Fotobiografia”

Os alunos da turma A do 10º ano apresentam as suas “Fotobiografias” na biblioteca da Escola de seis a treze de Janeiro.
Os trabalhos, que agora podem ser vistos por toda a comunidade escolar, resultam de uma actividade desenvolvida durante o primeiro período na disciplina de Português, sob a coordenação da professora Ana Luísa Albuquerque.
Esta exposição é a primeira de uma sequência de fotobiografias de outras turmas de décimo ano (B, C, D e E) que serão expostas, no mesmo local, ao longo do segundo período, prevendo-se que o tempo de permanência de cada uma seja de uma semana.



terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas





A equipa da Biblioteca deseja a toda a comunidade


FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO