sexta-feira, 13 de março de 2009

Fazer um Relatório de uma Visita de Estudo


Como Fazer um Relatório de uma Visita de Estudo

O que é um relatório?


É um texto escrito por quem viu, estudou ou conhece um assunto, uma situação e transmite a experiência vivida ou adquirida a outros.



Etapas para a construção de um relatório de uma visita de estudo

1 – Dados para a Capa


- Identificação da escola
- Identificação do aluno (nome, número, ano e turma)
- Visita de estudo realizada no âmbito da disciplina de...
- Local da visita
- Data da visita
- Data do relatório


2 – Sumário


- Diferentes momentos da visita de estudo



3 – Introdução


- Objectivos da visita de estudo
- Conteúdos programáticos abrangidos



4 – Desenvolvimento


- Apresentação dos factos ocorridos
- O que mais apreciou e porquê
- O que menos apreciou e porquê
- Cumprimento/Incumprimento dos objectivos da visita e suas causas



5 – Conclusão


- Balanço sintético dos conhecimentos adquiridos
- Importância da visita de estudo
- Sugestão de outras visitas de estudo a realizar no futuro


Atenção: As duas primeiras partes do relatório podem ser escritas em tópicos, para que todos possam identificar, rapidamente, o conteúdo do relatório.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Livro do Mês de Março

Livro do Mês


Noite





Autor: Elie Wiesel


Resumo: A família de Elie Wiesel vivia tranquilamente em Sighet, pequena cidade de Transilvânia, quando numa noite de 1944 o seu pai recebe a notícia de que todos os judeus de Sighet iriam ser deportados. No dia seguinte, as casas começam a ser desocupadas e o caminho para um destino tenebroso inicia-se. No campo de concentração de Auschwitz-Birkenau a família é separada, sendo a última vez que Elie vê a sua mãe e irmã mais nova. Ficando com o seu pai, o jovem Elie vai viver uma realidade tão terrível que a sobrevivência, por vezes, deixa de fazer sentido. Logo à chegada do campo de concentração de Birkenau, Elie tem uma visão aterradora: “ Não muito longe de nós, as chamas elevavam-se a partir de uma cova, chamas gigantescas. Queimava-se ali alguma coisa. Um camião aproximou-se do buraco e ali descarregou a sua carga: eram crianças pequenas. Bebés! Sim, eu tinha-o visto, com os meus próprios olhos… Crianças nas chamas.”. A angústia, o sofrimento e o terror indescritíveis pautarão os dias de todos quantos viverão a mesma realidade de Elie e do seu pai.








Elie Wiesel


Elie Wiesel nasceu em Sighet, uma pequena aldeia que, actualmente, pertence à Roménia. Aos quinze anos, em 1944, foi deportado com a sua família para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Esteve ainda nos campos de concentração de Buna, Gleiwitz e Buchenwald. A sua mãe e irmã mais nova morreram em Auschwitz-Birkenau e o seu pai em Buchenwald. Elie Wiesel foi libertado em Abril de 1945.
Após a guerra, estudou literatura, filosofia e psicologia em Paris. Wiesel tornou-se um profícuo escritor, abordando, nas suas obras, temáticas judaicas ou ligadas à experiência no holocausto. Em 1963, tornou-se cidadão americano e, seis anos mais tarde, casou-se com a escritora e editora austríaca Marion Erster Rose, também ela sobrevivente do Holocausto.
A par da sua actividade literária, desenvolveu ainda um trabalho notável na defesa dos direitos humanos em todo o mundo pelo que recebeu o prémio Nobel da Paz, em 1986.

terça-feira, 10 de março de 2009

Vamos Falar de...

Inserida no Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar, decorreu no dia 9 de Março, no Auditório da Escola Secundária C/ 3º CEB Gil Eanes, pelas 10.15H, a segunda sessão de “Vamos Falar de…”.

O tema escolhido foi “Escultura” e em sequência de convite efectuado pelo Professor Gonçalo Cabral tivemos como oradora deste encontro a escultora Vera Gonçalves.

“É vasta e variada a obra de Vera Faria Gonçalves. O seu universo plástico define-se desde as primeiras obras, nele coincidindo, com quase igual peso, o objectualismo e a escultura.A escolha da morada, do ambiente especial, foi uma decisão tomada muito jovem, que levou Vera a viver no Algarve. A obra da artista deve relacionar-se com o meio escolhido para viver; sol, luz e contacto permanente com a natureza são certamente elementos determinantes da sua poética. O recorte claro da maioria das peças que Vera Faria Gonçalves produz, talvez possa relacionar-se com a nitidez que existe nesse clima solar e luminoso onde a artista vive e trabalha” - www.veragoncalves.web.pt/index.html

Vera Gonçalves falou-nos entre outros assuntos, da diferença entre escultura pública e privada, dos materiais que utiliza para as suas obras e dos vários passos realizados até chegar à tão nossa conhecida “Rotunda das Cadeiras”.



sexta-feira, 6 de março de 2009

Semana da Leitura - 2009

SEMANA DA LEITURA

Como já vem sendo hábito é preocupação da nossa escola convidar no decorrer da Semana da Leitura personalidades lacobrigenses ligadas ao mundo da escrita.


Foi com muito prazer que recebemos a Professora Fátima Santos, não na qualidade de professora mas sim como escritora, no dia 2 de Março.



No dia 6 de Março tivemos a companhia do Arquitecto Pedro Santa Rita.

A sessão foi animada e alguns alunos e professores também participaram lendo poemas.



Vamos falar de…


Escultura com

Vera Faria Gonçalves


9 de Março, às 10h.15m

Auditório da Escola Secundária C/3ºCEB Gil Eanes

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sistema Solar


Encontra-se na Biblioteca Escolar em exposição um "Sistema Solar", realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química, por alunos da turma B do 7º ano, da Professora Cláudia Martinho.

Semana da Leitura

Tela de Pablo Picasso

Este ano a Semana da Leitura decorrerá entre os dias 2 a 6 de Março.


A escola aderiu a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura e convidou dois poetas a estarem presentes no auditório da Escola Secundária C/3º CEB Gil Eanes:


- Professora Fátima Santos, dia 2 de Março, às 10.15 H
- Arquitecto Pedro Santa Rita, dia 6 de Março, às 10.15 H

O Carnaval vai à Biblioteca

Este ano o Carnaval também passou na Biblioteca da nossa escola.
Venham ver a exposição de máscaras realizadas por alguns alunos da Professora Joaquina.



terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dia de S. Valentim

O Amor andou no ar na Biblioteca da nossa escola.



Encontro com... João Aguiar

ENCONTRO COM JOÃO AGUIAR




NO DIA 11 DE FEVEREIRO O AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º C E B GIL EANES RECEBEU O ESCRITOR JOÃO AGUIAR.

FOI MUITO GRATIFICANTE PARA TODOS NÓS A SUA PRESENÇA, UM MUITO OGRIGADA.