terça-feira, 5 de maio de 2009

Como Fazer um Trabalho em Grupo

Como fazer um trabalho em grupo


Com quem trabalhar

Procura colegas com características e habilidades diferentes. Se vais fazer parte do trabalho fora da escola, talvez seja bom que os colegas do grupo residam próximo uns dos outros ou tenham possibilidades de se encontrarem.


Distribuição de tarefas e estabelecimento de regras

Naquilo que for possível, cada um deve se responsabilizar por uma tarefa específica (um elemento procura imagens, outro pesquisa na internet, outro desenha, outro faz pesquisa bibliográfica,...). É muito importante que se estabeleçam prazos e reuniões periódicas, para acertar o trabalho realizado e a realizar, redefinindo novas tarefas. As regras estabelecidas devem ser discutidas pelo grupo. É muito importante que o grupo funcione de forma democrática.


Apresentação do trabalho

Redacção do trabalho escrito

O trabalho escrito deverá conter por esta ordem:

Capa - deverá conter:

- A designação do agrupamento
- O nome da escola
- O nome da disciplina
- O título do trabalho
- A indicação do professor da disciplina
- O nome, ano, turma e número do aluno ou alunos que realizaram
o trabalho
- Data de entrega do trabalho

Índice - nele deve constar o nome de cada uma das partes do trabalho e
respectiva página.

Introdução - deverá responder às perguntas:

- Por que razão foi feito este trabalho?
- Como foi feito?
- Com que objectivo foi feito?

Corpo do trabalho

- Deve ser redigido em texto (não por tópicos)
- Pode ser ilustrado
- Pode dividir-se em várias partes

Conclusão

- Deve ser breve
- Pode ser um resumo das ideias mais importantes do trabalho ou a
opinião/conclusões dos autores sobre o trabalho realizado.

Bibliografia - consiste na listagem dos nomes dos livros ou outro
material consultado durante a pesquisa, seguindo esta
ordem:

- Nome do autor (começa-se pelo apelido)
- Título da obra em itálico
- Local da edição
- Editora
- Data da edição

Ex.: Costa, Fernanda, Com Todas as Letras; Porto Editora, 2002.

Se for consultada a Internet e/ou CD-Rom, deverá indicar-se o endereço dos sites e/ou títulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabética e separados das restantes fontes bibliográficas.

Anexos

Podem ser mapas, gravuras, fichas inquéritos, gráficos e outros
documentos.
Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo
do trabalho.

Sugestões:
- Não usar termos ou conceitos sem os definir
- Construir frases curtas
- A cada parágrafo deverá corresponder apenas uma ideia
- Espaçar a 1,5 o texto entre as linhas a fim de facilitar a leitura

Apresentação oral

- Deve preparar-se em casa a apresentação, escrevendo numa folha as
ideias principais de forma ordenada.
- É importante falar alto, num tom e ritmo adequados e articular bem as
palavras.
- A apresentação fica mais interessante se for acompanhada com a
visualização de acetatos, cartazes, esquemas ou imagens.
- No fim, deve-se reservar algum tempo para trocar impressões sobre o
tema com os colegas.

Apresentação multimédia

- Pode ser preparada com o auxílio do Power Point que facilita o uso do som, da imagem / fotografia, do texto e vídeo.

Os materiais necessários são:

- um computador
- um projector multimédia
- uma tela

Deverás no final avaliar o trabalho

Dever-se-á responder às seguintes questões:

- A informação encontrada corresponde às necessidades
identificadas?
- As fontes foram correctamente citadas?
- O trabalho está bem organizado e apresentado?
- O trabalho está completo e devidamente identificado?
- O trabalho reúne as qualidades necessárias para despertar interesse?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - Sessão de Leitura

Realizou-se no Dia Mundial do Livro – 23 de Abril – uma sessão de leitura na Biblioteca da nossa escola.

Alunos e professores participaram lendo pequenos contos, textos e poesias.

No final, todos colocaram numa caixa uma folha de papel com o nome do livro que até agora mais gostaram de ler.





BOAS LEITURAS!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lê o Meu Livro


Com o objectivo de recolher opiniões para a aquisição de livros, encontra-se na biblioteca uma caixa onde deverás colocar um papel com o nome do livro que mais gostaste de ler até ao momento.

Não hesites!

Dá a tua opinião!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de Abril de 1974 / 1º de Maio



Queres saber mais sobre o 25 de Abril de 1974 e o 1º de Maio?

...Então vai à Biblioteca Escolar...

entre 22 de Abril e 5 de Maio ver a exposição.




Ovos e Coelho de Páscoa

Trabalhos realizados por alunos das turmas do 7ºA e 9ºA, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.






Os ovos foram feitos com papel reciclado a partir de um balão.

terça-feira, 21 de abril de 2009

5º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen

5º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen


Realizou-se no dia 19 de Abril de 2009, pelas 15h:30m, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, a entrega dos prémios do 5º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner, iniciativa organizada pelas Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé.


Nayara Reiter, aluna da nossa escola, da turma D do 11º ano recebeu uma Menção Honrosa pelo seu poema “Procurei a liberdade nos homens”


Procurei a liberdade nos homens

Procurei a liberdade nos homens,
Naqueles que a inventaram e por ela lutaram
Com bravura.
A mesma com que ontem escravizaram
E hoje discriminam.
A liberdade, cativa dentro dos homens,
Perdeu o sentido.
Deixou de existir.
Pensava eu que era livre...
Tive a liberdade de pensar e fui presa,
Tive a liberdade de ser o que quisesse e julgaram-me.
Tive a liberdade de ser feliz e invejaram-me,
Fui triste e desfizeram-se de mim.
Tive a liberdade de mostrar quem sou
E não me reconheceram.
Tive vontade de dizer que era livre
E tu lembraste-me do dever de ser alguém.
Quis fugir dessa mentira.
A liberdade utópica é somente aquela que existe em nós
E morre.
De repente, o chão que eu pisava, pesava em mim
E o céu que eu contemplava, estava debaixo dos meus pés.
Passei por escadas que subiam, enquanto eu descia,
Corri parada por lugares que corriam por si só
E cheguei a um lugar que, na verdade, foi ele próprio que chegou até mim.
E vi o vento dançar, os pássaros passearem pelo chão,
Os peixes saltarem
E eu voei...
A liberdade habitava ali, solta e alegre,
Onde o mar podia ser praia e areia podia ser azul.
Encontrei a liberdade nesse espaço onde só existia eu, sem existir, dentro de mim.
Deram-me a liberdade de sentir e eu senti que esta era a minha única liberdade.

Nayara Reiter
Muitos Parabéns!

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

Dia Mundial do Livro



Sessão de Leitura na Biblioteca Escolar
23 de Abril às 15.30h

Aparece!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Livro do Mês de Abril

Livro do Mês

A Ilha

Autora: Victoria Hislop

Resumo: Alexis Fielding há muito que desejava conhecer o passado da sua mãe, Sofia. Assim, decide viajar até Pláka, na Grécia, levando consigo uma carta endereçada a Fotini Davaras, amiga de Sofia. Aí, através de Fotini, vai penetrando, paulatinamente, na misteriosa vida da mãe a qual está intimamente ligada a Spinalónga, uma ilha em frente a Pláka, outrora colónia de leprosos.

Nota: A Ilha é uma obra que prende o leitor desde as primeiras páginas. O tema é apaixonante, gerando um grande prazer no acto da leitura. Assim, aconselha-se mesmo àqueles que afirmam não gostar de ler.




Victoria Hislop nasceu em Kent (1959), onde ainda vive com o seu marido, o jornalista e editor Ian Hislop, e os seus dois filhos. Victoria Hislop é leitora em St Hilda's College ( Oxford) e jornalista. A sua primeira obra, A Ilha , tornou-se um bestseller no Reino Unido e foi aclamada pela crítica.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Exposição « A Noite »

Exposição « A Noite »



Está a decorrer na Biblioteca da Escola Secundária Gil Eanes de 23 de Março a 17 de Abril uma Exposição sobre a Segunda Guerra Mundial, «A Noite», resultado de uma iniciativa conjunta das professoras de História, alunos das turmas C e D do 12º ano e da equipa da Biblioteca.


A actividade pretende, de uma forma objectiva (por vezes até chocante!), confrontar a comunidade educativa, particularmente os alunos, com um dos episódios mais marcantes da História Mundial Contemporânea, alertando-a(os) para a necessidade urgente de defesa dos Direitos Humanos, independentemente do sexo, da cor, da nacionalidade, das limitações físicas de cada um.


Imagens, objectos do quotidiano (levados pelos prisioneiros nas suas viagens rumo ao «desconhecido»), livros… constituem o espólio da Exposição que não deixa de constituir ainda um convite à leitura de alguns livros pertinentes (um dos quais serviu de mote à actividade) e adequados à faixa etária de todos os nossos alunos.



Visite-nos!...





quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia


21 Poemas para o Dia Mundial da Poesia pelo 10ºE


“Quando eu for grande quero ser…poeta!”


No dia 20 de Março, Auditório António Freitas, os alunos do 10ºano, Turma: E, lêem de forma livre e encenada 21 poemas na celebração do Dia Mundial da Poesia, que terá lugar no próximo sábado. Os poemas serão lidos após a exibição do filme “Sophia de Mello Andresen”, de João César Monteiro, realizado em 1969. O filme apresenta-nos a poetisa Sophia, na sua relação íntima com os seus textos e os seus lugares de criação. E, evidentemente, que a cidade de Lagos está presente.


Texto de Apresentação


Ler poesia não é chato. Chatas são as pessoas que não gostam de ler poesia. A poesia foi feita para ler. Em silêncio e em voz alta. Em casa e na escola. No átrio e na rua. Com os amigos ou sem eles. Não há civilização sem poesia. Os poetas são seres civilizados. Nós celebramos as palavras dos poetas. Os poetas ficam-nos agradecidos.


Participantes


Os alunos participantes são: Joana Pires, Maria Cabral, Elena Botnaru, Soraia Pontes, Jessica Arez, Lúcia Dâmaso, Nuno Ramos, Sara Carvalhal,Yolanda Lasham, Catarina Amaro e André Soromenho.


Sophia de Mello Breyner Andresen: “Lagos I”; “Não se Perdeu Nenhuma Coisa em Mim”; “Mar”; “Inscrição”; “Terror de te Amar”; “Promessa”

Jorge de Sousa Braga: “Primavera”; “Último Girassol” e "Poema"

Luís Miguel Silva: “Queixa de um Utente”

Camões: “Transforma-se o Amador na Cousa Amada”

Sebastião Alba: “O Meu País”

Fernando Pessoa: “O Mostrengo”

valter hugo mãe: “o sol vai apagar-se”

Mário Cesarinny de Vasconcelos: “Poema”

Herberto Hélder: “No sorriso louco das mães”

Ruy Belo: “Os pássaros nascem na ponta das árvores”

Alexandre O´Neill : “Chaval” e “Amigo”

Adília Lopes: “A Propósito das Estrelas”

Mia Couto: “Viagem”