terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dias 11, 12 e 13 de Novembro

na tua Biblioteca


Vem e participa no Concurso:
Se acertares nas 3 questões, em cada dia, recebes um prémio.

No âmbito da Comemoração do Dia da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, a Biblioteca vai realizar uma actividade que pretende promover, em simultâneo, o Ano Internacional da Astronomia e as obras de Júlio Verne. Assim, a partir das viagens imaginárias descritas nas suas obras, vamos tentar estabelecer uma ponte entre a ficção e o conhecimento científico, entre a necessidade de compreendermos a realidade, a explicação científica da mesma e a imaginação…

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

International School Library Month - Outubro, Mês da BE

A BE da GIL
Integrada numa Escola aberta ao meio que a envolve, sensível à transformação que uma sociedade em mudança exige, a nossa BE é um espaço onde os alunos podem encontrar recursos de aprendizagem diversificados (quer nos suportes, quer nas linguagens), que lhes permitem criar e adquirir hábitos de leitura ao longo da vida. É tambem neste espaço que se pretende desenvolver e aprofundar, nos membros da comunidade educativa, uma cultura cívica, científica, tecnológica e artística, utilizando e produzindo informação escrita, digital e multimédia.

Para conseguir estes objectivos, uma equipa de 12 Professores e 1 Funcionária executam uma diversidade de tarefas técnicas, entre as quais o tratamento documental, considerando que a documentação existente deve ir ao encntro do interesse e da curiosidade dos utilizadores e também da especificidade exigida pelas diferentes disciplinas, estando acessível a todos.
Paralelamente são desenvolvidas actividades de dinamização ou animação cultural, que vão proporcionar oportunidades de contacto com informações, conhecimentos, conceitos, experiências e opiniões diversificadas e actuais.
A BE não é um armazém de documentos! É um espaço com ciclo de vida próprio, que se organiza e se actualiza, destinado a ser útil a toda a comunidade educativa!
M.T.T.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Livro de mês

Resumo:No início do século XX, o jornalista David Martin começa a escrever os folhetins “Os Mistérios de Barcelona” que alcançam um enorme sucesso em Barcelona. Mas, o seu desejo é escrever algo diferente, é tornar-se um grande escritor. Um dia, recebe uma proposta de um misterioso editor: Escrever uma obra que sirva de fundamento para uma nova religião, a troco de uma fortuna. Paralelamente, deixa-se envolver pelos mistérios da mansão onde vive, investigando o passado dos antigos habitantes. Através desta personagem, o leitor faz uma viagem pelo mágico mundo dos livros, pela paixão, pela amizade, viagem onde não falta o suspense.

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona, em 1964. Com a sua primeira obra, O Príncipe do Nevoeiro, obteve um prémio em 1993. Desde então, publicou vários romances e converteu-se numa das revelações literárias dos últimos tempos. A sua obra A Sombra do Vento recebeu vários prémios e foi eleito o Melhor Livro de 2002, em Espanha. Esta obra, publicada em mais de 20 línguas, projectou Zafón além fronteiras. Hoje, o escritor vive em Los Angeles onde, a par da sua escrita literária, cria guiões cinematográficos.dia, recebe uma proposta de um misterioso editor: Escrever uma obra que sirva de fundamento para uma nova religião, a troco de uma fortuna. Paralelamente, deixa-se envolver pelos mistérios da mansão onde vive, investigando o passado dos antigos habitantes. Através desta personagem, o leitor faz uma viagem pelo mágico mundo dos livros, pela paixão, pela amizade, viagem onde não falta o suspense.
Nota: O leitor de A Sombra do Vento irá encontrar cenários familiares, como o Cemitério dos Livros Esquecidos e a livraria Sempere e Filhos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Encontro literário

QUARTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2009
AUDITÓRIO ANTÓNIO FREITAS
ENCONTRO LITERÁRIO
com ANTÓNIO BRITO
Apresentação do seu último romance



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dia mundial da música na Gil

Aqui fica o registo da actividade!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Projecto: "Sacos de plástico não são opção"


Está a decorrer na biblioteca, uma exposição de trabalhos realizados por alunos das turmas do 8º ano, com o objectivo de alertar para os malefícios na natureza dos sacos de plástico, sensibilização essa que foi transmitida nas disciplinas que participaram neste projecto. Foram elas: Ciências da Natureza, Educação Visual e Educação Tecnológica.



 

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Será Que Sei? - Vencedores

Será que Sei?


Resultado do Concurso


3º Ciclo - 1º Prémio

Ana Mafalda da Silva Correia

--------------------------------------------------------

Secundário - 1º Prémio

Eduardo Nobre
Filipe Nobre
José Augusto Pereira Lopes

terça-feira, 2 de junho de 2009

Livro do Mês de Junho

Livro do Mês

Rapariga com Brinco de Pérola

Autora:Tracy Chevalier

Resumo: Em Delft, na Holanda, no ano de 1664, a jovem Griet, com 17 anos, vai trabalhar como criada para casa de Johannes Veermer. O pintor cedo percebe que Griet, filha de um pintor de azulejos, tem um sentido estético muito apurado. Mais tarde, a jovem torna-se a musa do pintor, despertando algum rancor na sua esposa, Catharina Bolenes.


Tracy Chevalier nasceu em 1962 em Washington e vive em Londres desde 1984. Foi editora de livros e fez um mestrado em Escrita Criativa, em Norwich, na Inglaterra. Após o mestrado, escreveu a sua primeira obra, The Virgin Blue, que seria o início da sua carreira de escritora. A obra Rapariga com Brinco de Pérola , best-seller internacional, foi adaptado ao cinema pelo realizador Peter Webber,

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vamos Falar de...

Vamos Falar de... Desenho


Foi com muito gosto que tivemos o prazer de ouvir o Arquitecto Mário Martins a falar de desenho.
Falou sobre o que é o desenho, da sua simplicidade até à importância do seu rigor.
Dos vários passos necessários para se elaborar um projecto arquitectónico.
O trabalho de equipa necessário para a realização de um projecto.

Também nos mostrou alguns dos seus projectos, aos quais a plateia não ficou indiferente. Não é de admirar... eram simplesmente uma maravilha.

Muitos Parabéns e continuação e um bom trabalho.




quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vamos Falar de...

Desenho com... Mário Martins.

Dia 1 de Junho, às 15.10H, no Auditório da nossa Escola.