quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conversas Chaladas



Na próxima quarta-feira aparece na biblioteca para conversar sobre O Aroma da Goiaba, de Gabriel Garcia Márquez. Esta conversa é acompanhada de chá e algumas panquecas. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um poema por dia...

Gostas de poesia?

Aparece na biblioteca, declama um poema e depois vê o vídeo editado.

Associa-te à iniciativa e faz o projeto crescer!

Espreita o primeiro vídeo no canal vimeo da biblioteca:

http://vimeo.com/28808937


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Viva as aulas! Abaixo tanto calor!





Com as temperaturas atuais é difícil trabalhar e ter vontade de regressar mas, dias mais frescos virão...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A livraria mais antiga do mundo é nossa!


retirado daqui: http://www.learnsomethingeveryday.co.uk/2011/07/27

É Portuguesa com certeza, data de 1732. Sabem qual é e onde?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caminhada 2: Foia-Marmelete

Aqui ficam os registos de mais uma boa caminhada!




Ficam também os poemas originais levados por duas pequenas participantes na caminhada, que são publicados com autorização expressa das mesmas.

A SERRA
Da serra nasce o fruto do meu ser
No qual o colho todos os dias
Para poder crescer

Na serra o pôr-do-sol é
Resplandecente e a aurora fluorescente

Tenho uma serra
Preferida, a serra de Monchique
Não admira
No meu coração permanecerá
E do vosso não sairá
Por isso que fique aqui uma
Coisa esclarecida.

Apesar de não virmos aqui
Todos os dias
A serra de Monchique
Será sempre a nossa preferida


Inês Crespo, 12 anos, Lagos


DIA NA SERRA
Da serra eu nasci
Da serra eu vivi
De lá vejo o céu
Vejo as estrelas

Lá protejo o rebanho
É um ânimo
Pequenas e gordas

Do cimo do monte
Vejo a paisagem
Que linda que é
A vista da miragem

A correr, a pular, a viver
É o meu dia-a-dia
Passear, cuidar, trabalhar
Acabou! Quero descansar

No vale é a minha casa
Nada aperaltada
Que posso fazer?
Vivo do nada

Na serra
O sol é o primeiro a espreitar
O vale encolhido

Quando acordo
A luta pela vida voltou
Mas eu gosto
Pois sei que vou vencer

Simone Lopes, 12 anos, Mafra


Obrigada a todos pela participação e até à próxima caminhada!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

circum de viagens - ler&ilustrar

Leram excertos de livros de viagens....















ilustraram com a ajuda do computador:

















e estes foram os resultados finais:




















Bom trabalho 8.º D!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Livro do mês - Quando Nietzsche Chorou


Friedrich Nietzsche é um filósofo desconhecido que se sente doente e desesperado. Josef Breuer, médico reconhecido em Viena , acede ao pedido de uma amiga do filósofo, Lou Salomé, para o tratar, recorrendo à terapia da conversa. Como o filósofo é orgulhoso, Breuer sugere uma troca de serviços: as suas sessões por uma consultoria filosófica. É através das discussões que cada um se vai conhecendo, encontrando respostas para os seus problemas.
Ao longo da obra, o leitor viaja pelas ruas e casas de chá da Viena do século XIX, descobrindo figuras importantes como Sigmunf Freud, aluno de Breuer.
Esta obra feita de ficção e factos reais é extremamente cativante, mesmo para aqueles que não tenham interesse pela filosofia ou psicologia.

Irvin Yalon, filho de imigrantes russos, nasceu em Washington, no dia 13 de Junho de 1931. Leitor ávido, revela desde cedo uma preferência por Dostoiévski e Tolstoi que estaria na causa de ter seguido medicina. Especializado em psiquiatria, é psicoterapeuta e professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. A par de obras que relatam a sua prática como psicoterapeuta, Irvin Yalon escreveu romances que o deram a conhecer como escritor, caso de Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer e Mentiras no Divã.
 
Outras obras:

Caminhada

Circum de Viagens




Passa pela Biblioteca e viaja com os livros!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rumo à América - livros visitados

Livros visitados
Alguns dos lugares por onde passámos e as ilustrações resultantes dessas viagens:


Obrigado, 8ºD
(lamentamos mas perdemos os registos fotográficos da sessão!)