quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO



Conto: O Suave Milagre 
Autor :  Eça de Queirós


 “ Uma tarde um homem de olhos ardentes e deslumbrados passou no fresco vale, e anunciou que um novo profeta, um rabi formoso, percorria os campos e aldeias da Galileia, predizendo a chegada do reino de Deus, curando todos os males humanos.”


Conto:Missa do Galo 
Autor :  Machado de Assis

 “ Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.”






Conto:O Presente dos Magos 
Autor : O. Henry
 “ Três vezes Della contou o dinheiro. Um dólar e oitenta e sete cêntimos. E o dia seguinte era Dia de Natal. É claro que não havia mais nada a fazer do que atirar-se sobre a cama, esconder o rosto na pequena almofada e chorar.”



         Conto:A Consoada 
  Autor : Carlos Malheiros Dias
  “ A criança voltou-se no catre, ficou com os olhos abertos, encolhida e  emudecida, fitando o fogo da caruma, quase extinto no lar, onde requentava a ceia do Natal. “




Conto:A Árvore de Natal
 Autor : Fiódor Dostoiévski

“ Lembro-me de ter estado, há uns cinco anos, numa festa dada na Véspera do Natal. Tinha sido convidado por um homem de negócios, possuidor de avultados capitais, influências e bem relacionado.” 

HISTORICANDO


Nos dias 6 e 7 de dezembro vai decorrer a atividade «Historicando» nas escolas do Sargaçal, Chinicato e Meia Praia. 
Pretendendo aliar os aspetos lúdico e didático, os alunos irão ser sensibilizados para a aceitação da diferença, através da audição de uma história—«O menino que tinha dois olhos» - e de um jogo interativo. 
Na escola da Ameijeira estão também previstas sessões de contos de Natal.

DECORAÇÕES DE NATAL

Este ano
as bibliotecas optaram pela reciclagem nas decorações de Natal. 
Visite-as e não se esqueça de requisitar um livro...


PEQUENOS CIENTISTAS


 O projeto «Pequenos cientistas» vai envolver, este mês de dezembro, os alunos do Pré-Escolar da Meia Praia. É só diversão...


FEIRAS DO LIVRO


A Feira do Livro já chegou à Escola da Ameijeira. 
Os preços são muito convidativos e a oferta diversificada. 
Não falte!

E ainda neste mês de dezembro terá lugar mais uma Feira do Livro na Escola EB 2, 3 das Naus. 
Contamos com a sua presença!

INSTRUMENTOS DE TORTURA


Entre os dias 2 e 9 de dezembro vai decorrer a exposição «Instrumentos de Tortura e Direitos Humanos na Atualidade», na biblioteca da Escola Secundária Gil Eanes. Apesar de algumas imagens «chocantes», associadas a instrumentos de tortura usados ao longo da História, os visitantes poderão ser também consciencializados para a necessidade de defesa dos direitos humanos na atualidade, face à prevalência de muitos excessos verificados.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FEIRA DO LIVRO



NA GIL, ATÉ AO FIM DE NOVEMBRO

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

                         OFICINA DE ESCRITA EGÍPCIA
                    14 a 22 DE NOVEMBRO



O LIVRO DO MÊS






Gustave Flaubert  nasceu em 1821, em Rouen, França.  Em 1839, um ano antes de ingressar no curso de Direito, em Paris, escreveu a obra Memórias de um doido. Em detrimento dos estudos, dedica-se à escrita. Em 1844, em consequência de uma crise nervosa, Flaubert  abandona os estudos e instala-se  em Croisset. Cinco anos depois, faz uma viagem ao Oriente e ao voltar inicia  a escrita  do romance Madame Bovary, obra  acusada  de ser uma ofensa à moral e à religião. Em 1880 Flaubert  morre, deixando inacabado o romance Bouvard e Pécuchet.  Este escritor primou pela harmonia que conseguiu entre a arte e a realidade, sendo considerado um dos expoentes máximos do Realismo.

Outros livros de Gustave Flaubert

Emma, filha de um rico agricultor, casa com o médico Charles Bovary. Pouco depois, percebe que a sua vida ao lado do marido é monótona e sem o luxo desejado. Quando o casal se instala em Yonville-l’Abbaye, Ema faz conhecimentos com as personalidades da terra e encontra Rodolphe que encarna o seu ideal de homem. Depois de ceder a Rodolphe, é abandonada por ele, mas rapidamente o esquece nos braços de um outro homem. Emma Bovary tece mentiras junto do seu marido para continuar a ver Léon e, pouco a pouco, a sua vida torna-se num desaire.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Durante o mês de novembro decorrerá a formação de utilizadores da biblioteca, destinada aos alunos do 5º ano da Escola das Naus e do 7º da Escola Secundária Gil Eanes

FEIRA DE MINERAIS

Entre 28 de novembro e 2 de dezembro, 
realizar-se-á 
a FEIRA DE MINERAIS 
na Escola EB 2,3 "das Naus". 

BRAILLE NA AMEIJEIRA


CIÊNCIA NO PRÉ-ESCOLAR


BAÚS DE LEITURA NO 1º CICLO


FEIRAS DO LIVRO



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

19 vídeos, 20 leitores




E chega ao fim o projeto! Continuem a espreitar os vídeos aqui: http://vimeo.com/user8391707/videos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conversas Chaladas 1

E, assim, foi que decorreu a primeira sessão das conversas chaladas. Foi um convívio agradável com tímidas participações. Obrigada a todos que estiveram presentes!












Cantinho Gourmet da Biblioteca

A biblioteca tem um cantinho gourmet que mora na sala de professores. Com produtos e sabores muito variados pode recuperar as calorias perdidas no Verão, de forma saudável.









































Visite-nos!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

E reza assim o discurso dirigido aos alunos distinguidos no Quadro de Excelência e Mérito em 2009/2010 e 2010/2011

                É para mim uma honra o convite que me foi dirigido pela Direcção da nossa escola para fazer uma alocução laudatória aos alunos distinguidos no Quadro de Excelência em 2009/2010 e 2010/2011, uma distinção que visa premiá-los pelos excelentes resultados escolares obtidos ao longo destes dois anos lectivos.
            Este é, e será sempre, seguramente, um dia que estes jovens não mais esquecerão. É um marco importantíssimo nas suas ainda curtas carreiras escolares, na medida em que se trata  do reconhecimento da qualidade e seriedade do seu trabalho. É, sem dúvida, o corolário lógico de quem põe a escola em primeiro lugar, de quem trabalha diariamente para saber sempre mais, de quem tem sonhos e projectos para o futuro e que, por isso mesmo, sabe que não pode distrair-se em momento algum nem descurar o que quer que seja. Estes alunos são um motivo de orgulho para toda a comunidade – são o paradigma da qualidade, a excepção, felizmente, a uma regra cada vez mais generalizada do desinteresse pela escola. O que melhor os define é o seu carácter, a que se alia grande capacidade de raciocínio e reflexão.  Indiferentes a provocações e impropérios de certos colegas (que grassam no ensino e  só prejudicam o bom funcionamento da escola) seguem o rumo traçado, sempre na senda do êxito e, acima de tudo, conscientes de que o que aprendem, a cada dia que passa, os torna melhores, mais ricos intelectual e espiritualmente, mais humanos, e capazes de olhar para o que os rodeia de maneira diferente do simples olhar comum. Há que louvar a sede do saber e o amor aos livros por parte destes alunos que, hoje, aqui, distinguimos.
            Imunes a tudo o que é nefasto, vão vencendo todos os obstáculos, todas as vicissitudes com muita entrega e empenho, tendo sempre como lema o sucesso. Afinal, a única via possível para vencer, para construir uma carreira sólida, uma vida melhor, com mais qualidade e dignidade, é a do trabalho constante, maximizado (citando diz Pessoa, Quem quer passar além do Bojador / tem que passar além da dor). Esta é a grande lição.
            Aliás, no dicionário destes alunos não constam, certamente, palavras como “laxismo”, “preguiça”, “negligência”, “irresponsabilidade”, “incúria”. Estes alunos são, seguramente, norteados por qualidades e valores como os da responsabilidade, do respeito pelo outro, da humildade, da sensibilidade estética e, sobretudo, de uma grande capacidade de racionalização.
            Espero que o exemplo dado por estes alunos seja, a breve trecho, seguido por muitos outros. O desejo de todos os professores é, sem dúvida, que o número de alunos com elevado sucesso escolar seja cada vez maior.
            O segredo é simples, já foi referido, resumindo-se a um simples dístico: motivação e trabalho. Porém à motivação e ao trabalho é necessário acrescentar algo mais, algo que marque a diferença, o tal patamar acima que se traduz na excelência. Estou a falar na capacidade que o aluno tem de ter para reflectir e relacionar as várias disciplinas do seu curriculum: o que têm em comum? Por que razão a História é importante para o Português? Por que motivo a Filosofia me pode ajudar a pensar, a equacionar valores, a olhar o mundo de maneira diferente? Afinal, porque será a Matemática tão fundamental? Se a Matemática é a base de tudo, se os números, as equações, os teoremas estão presentes em tudo, se nos ajudam até a compreender a própria Natureza, por que razão não hei de estar atraído pela Matemática? E as palavras? As palavras são magia; não imaginamos a Vida sem as palavras. É com elas que sonhamos, que vivemos, que comunicamos. Assim sendo, o Português é fundamental. Todas as disciplinas interagem com  o Português. Como disse Pessoa um dia, Minha Pátria é a Língua Portuguesa. Em suma, todas as disciplinas são importantes, todas elas têm algo em comum. No fundo o fascínio está na descoberta do “Belo” em cada coisa da realidade que nos cerca. Termino, sem deixar no entanto de, a este propósito, citar mais uma vez Fernando Pessoa: O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso.
            Espero, sinceramente, que a minha humilde alocução vos seja útil no futuro. Espero que seja uma luz para muitos outros alunos. Uma coisa é certa, não obstante o momento difícil que atravessamos, não obstante todas as dificuldades que terão de enfrentar nos anos vindouros, auguro-vos um futuro auspicioso, até porque ... “dos fracos não reza a História”!

Pelo Professor Vítor Álvaro
O LIVRO DO MÊS             OUTUBRO 2011

A HERANÇA DE ESZTER

Autor: Sándor Márai

Sándor Marai nasceu em Kassa, cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia. Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e na França, durante o regime de Horthy nos anos 20, até que abandonou definitivamente o seu país em 1948, altura da chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos. A subsequente proibição da sua obra na Hungria fez cair em esquecimento este escritor, considerado como um dos mais importantes da literatura centro-europeia. Após a queda do regime comunista, a obra de Sándor Márai foi redescoberta no seu país e no mundo inteiro. O escritor suicidou-se em 1989, em San Diego, na Califórnia, poucos meses antes da queda do muro de Berlim. 
Dentro da sua obra destaca-se As Velas Ardem até ao Fim.
Resumo:
Eszter é uma mulher solteira, vivendo na companhia de Nunu, uma parente  idosa, na casa  familiar que herdou. Um dia, recebe um telegrama de Lajos, homem que não via há vinte anos, informando-a da sua visita. Enquanto espera Lajos, é assaltada por recordações que lhe deixaram marcas dolorosas. Lajos, o único homem que amou, não só a traiu como extorquiu a sua família





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Não é 1, nem 2, nem 3..são 4!

Porque: um poema por dia, não sabe o bem que lhe fazia!


Espreita as recentes contribuições para o projeto, aqui: http://vimeo.com/user8391707/videos ou no espaço da biblioteca!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conversas Chaladas



Na próxima quarta-feira aparece na biblioteca para conversar sobre O Aroma da Goiaba, de Gabriel Garcia Márquez. Esta conversa é acompanhada de chá e algumas panquecas. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um poema por dia...

Gostas de poesia?

Aparece na biblioteca, declama um poema e depois vê o vídeo editado.

Associa-te à iniciativa e faz o projeto crescer!

Espreita o primeiro vídeo no canal vimeo da biblioteca:

http://vimeo.com/28808937