terça-feira, 17 de setembro de 2013

BOM ANO LETIVO
 
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/ (Imagem retirada no dia 11 de setembro de 2013)
Chegou um novo ano letivo. Recordamos, a propósito, um texto do escritor moçambicano Mia Couto - Da cegueira coletiva à aprendizagem da insensibilidade -, que começa exatamente com uma saudação aos professores. Não esquece os estudantes que, aparentemente, são colocados em segundo plano. Mas não!!! É que na sua perspetiva, «todos somos professores, mesmo que não o saibamos. Perante os outros, perante os nossos pais, perante os amigos, perante nós mesmos, com bons ou maus exemplos, com tristes ou gratificantes lições…».

O escritor recorda que «o nosso tempo está em guerra contra os jovens. À nossa frente… anunciam-se tempos difíceis. À nossa frente está um futuro magro em que parece que apenas alguns podem caber. O que nos sugerem é que briguemos uns com os outros para ver quem cabe nessa estreita porta. Mas talvez seja possível criar um outro futuro mais amplo. Vão ser assediados. Por forças políticas que estão mais preocupadas com o Poder do que com a resolução efetiva dos problemas. (…) Por forças que falam aos jovens, não falam com os jovens.»

Dirigindo-se especificamente aos alunos, acrescenta: «Vocês são jovens. Ser jovem é uma condição inerente, que se exerce sem esforço. Mais do que jovens, sejam diferentes. Tragam para o nosso tempo o inesperado, o que é novo, o que é historicamente produtivo. (…) Ficamos muitas vezes à espera, ficamos à espera que o governo faça. Temos medo de tomar a iniciativa. Achamos arriscado. Não agimos porque dizemos que faltam recursos, falta orçamento, falta autorização do chefe. Mas existem lições que parecendo pequenas podem tocar alguém para toda a vida. (…) Fazemos o que fazemos não porque sejam grandiosas iniciativas mas porque necessitamos mudar as coisas e melhorar o mundo. Fazemos o que fazemos porque… nós queremos ser donos do nosso destino e capitães da nossa alma coletiva.»

Uma «boa viagem» é o que as Professoras Bibliotecárias e as equipas das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Gil Eanes desejam a todos os que iniciaram a partida para o ano letivo 2013/14, esperando que o percurso seja tão ou mais aliciante quanto a chegada!