terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livro do Mês de Fevereiro

Livro do Mês - O Priorado do Cifrão

Autor: João Aguiar

Resumo:Em Londres, na sala do Museu Britânico onde está exposto o Estandarte de Ur, foi encontrado morto Sir Alastair Hopkins-Smith, um conhecido académico inglês. O corpo estava numa estranha posição, com o polegar da mão direita metido na boca, como se estivesse a chuchar no dedo.
Paralelamente, há outras ocorrências: o desaparecimento misterioso, na Áustria, de outro académico, o Prof. Heinrich Loewe; e a morte, num acidente de viação suspeito, de um escritor português, Alfredo Estria, um velhote excêntrico que escreve e publica obras de cunho esotérico.
Há algo de comum nos três homens: todos eles se preparavam para atacar violentamente um livro que acaba de ser lançado nos Estados Unidos e promete ser um êxito mundial, o romance The Caravaggio Papers, de Ben Browning, que, através de um suspense bem urdido, passa a mensagem de que, na sua origem, a doutrina cristã era de tipo orgiástico…
The Caravaggio Papers foi publicado por um grande grupo editorial de origem americana, a Thoth International, que detém uma editora portuguesa, a Codex 3, onde trabalha Miguel, o jovem protagonista deste romance.

(Este resumo foi retirado da contra capa da obra)

JOÃO AGUIAR

João Aguiar nasceu em Lisboa, no dia 28 de Outubro de 1943. Após ter frequentado os dois primeiros anos de filosofia da Universidade Clássica de Lisboa, licenciou-se em Jornalismo na Universidade Livre de Bruxelas, tendo trabalhado nos centros de turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão.
Em 1976 regressou a Lisboa, trabalhando na rádio, imprensa escrita e em televisão. Foi coordenador da equipa do programa infantil “ Rua Sésamo” da RTP. Aos 40 anos iniciou a sua carreira literária com o livro A voz dos Deuses (1984), tendo publicado até ao momento dezasseis obras, muitas das quais são romances históricos.
Na sua vasta obra contam-se também vários guiões para programas de televisão e argumentos cinematográficos. É também autor da colecção juvenil “ O Bando dos Quatro”. Desde Junho de 1998 é coordenador da SPA.
João de Aguiar, a propósito da sua escrita, afirmou que "Eu escrevo porque quero ser lido, mas não sou capaz de pensar directamente no leitor quando estou a trabalhar, ou em criar este ou aquele efeito. Depois espero só que gostem".

Sem comentários: