Resumo
Gonçalo Nuno é um homem velho e desencantado com a cidade onde vive e, sobretudo, com a família, que o quer colocar num asilo. Assim, decide refugiar-se numa aldeia onde tem uma casa. É aí que decide viver o tempo que lhe falta e que conhece um adolescente, Zé da Pinta, tido como o louco da terra. As superstições do jovem começam a ser alimentadas por Gonçalo. Com o passar dos dias, Gonçalo e Zé da Pinta criam um universo fantástico, no qual há a possibilidade de se transformarem numa nuvem. Nota: Embora a obra tenha um final insólito e o leitor atento seja confrontado com uma crítica irónica à sociedade, A Encomendação das Almas não deixa de ser uma história enternecedora e, em última análise, um hino à amizade de dois seres incompreendidos.
Aconselha-se o livro mesmo àqueles que afirmam não gostar de ler, pois a obra prende o leitor e leva-o a viajar por universos feitos de crenças antigas.
João de Aguiar nasceu em 1943 e faleceu a 3 de Junho de 2010. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, trabalhou para a RTP e para diversos diários e semanários como: Diário de Notícias, A Luta, Diário Popular, O País e Sábado. Iniciou a sua carreira literária em 1984, com a publicação de um dos seus romances mais emblemáticos: A Voz dos Deuses. Publicou ao todo quinze romances, dois livros de contos e três séries juvenis: O Bando dos Quatro, Pedro & Companhia e Sebastião e Os Mundos Secretos.
Outras obras:
Sem comentários:
Enviar um comentário