quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Livro do Mês de Janeiro

O TAMBOR
Obra polémica do Prémio Nobel de Literatura, este livro foi considerado
por muitos o melhor romance sobre o dilaceramento do mundo alemão no pós-guerra. Oscar Matzerath decide deixar de crescer. Deste modo, sob a forma de uma criança pega num tambor com as cores da Polónia ( vermelho e branco) e começa a tocar. Ao tocar o seu tambor, ressuscita suas lembranças, da sua família e do seu país, agitando um universo grotesco e misterioso.
Nesta obra, o escritor, Günter Grass aborda temas muito sensíveis e que estão ligados à dificuldade de cada um reconhecer a sua cumplicidade no nascimento do fascismo e, depois, assumir a sua responsabilidade social.


Günter Grass
Escritor e intelectual alemão nasceu em Dantzig, no dia 16 de Outubro de 1927. Em Düsseldorf, estudou desenho e escultura e, entre 1953 e 1955, frequentou a Academia de Artes de Berlim. A partir de 1956, paralelamente à pintura e escultura, dedica-se à literatura, publicando O Tambor, livro que obteve um grande êxito. Este escritor renovou a literatura alemã do pós-guerra, através de textos marcadamente irónicos, satíricos e raiando, por vezes, o grotesco. Günter Grass publicou vários romances, peças de teatro (representativas do teatro do absurdo), poesia e, em 1999, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.
Toda a sua obra reflecte ideais políticos de esquerda, o que o afasta e, de alguma forma, redime dos ideais nazis defendidos na sua juventude.

Sem comentários: