terça-feira, 27 de maio de 2008

Livro do Mês - Meia-Noite ou o Princípio do Mundo




Livro do Mês



Meia-Noite ou o Princípio do Mundo


John Stewart, filho de uma judia portuguesa e de um escocês, cresce na cidade do Porto, que o viu nascer em 1791. Ainda jovem faz amizades, com Daniel e Violeta, que o marcarão. Um dia, o seu pai, regressando de uma das suas viagens, trás consigo um estranho africano chamado Meia-Noite. Este personagem, detentor de uma sabedoria peculiar, torna-se o seu maior amigo. Quando Meia-Noite desaparece, John vive momentos de profundo desespero pela perda do amigo e pela atmosfera misteriosa e inquietante que paira sobre a sua família. Já adulto, e depois de desvendados mistérios familiares , viaja até América na tentativa de reescrever o passado.

Nota: Este livro pinta a atmosfera do Porto do séc. XIX, sobretudo a da comunidade judaica portuense e a atmosfera das plantações da América do Sul e sofrimento dos escravos.


Autor: Richard Zimler
Richard Zimler ( Nova Iorque, 1956 ) é um escritor norte-americano naturalizado português. É formado em religião comparativa pela Universidade de Duke (1977)e mestre em Jornalismo pela Universidade de Stanford (1982). Depois de se ter formado, trabalhou durante oito anos, como jornalista, na Baía de São Francisco. Em 1990, mudou-se para o Porto, onde vive actualmente e ensina jornalismo na Universidade do Porto. Naturalizou-se português em 2002. O autor tem publicado vários romances, alguns dos quais obtiveram prémios e foram bestsellers em diversos países. Paralelamente, Zimler tem traduzido, para Inglês, alguns poetas portugueses contemporâneos, entre os quais Al Berto e Pedro Tamen.

Sem comentários: