sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Realizador. Michael Anderson
Intérpretes
David Niven
Cantinflas

Baseado na obra de Júlio Verne foi Galardoado com 5 Óscares da Academia incluindo o de Melhor Filme









Júlio Verne

1828-1905

O escritor francês Júlio Verne (Jules Gabriel Verne Allote) nasceu em Nantes, no dia 8 de Novembro de 1828, numa família burguesa. Aos 12 anos tentou uma fuga num cargueiro à vela com destino às Bermudas, mas foi descoberto e enviado para casa. O pai, Pierre Verne, advogado famoso, preocupado com o filho e desejando que este se licenciasse em Direito, inscreveu-o na faculdade em Paris. Aí, Júlio Verne começou a interessar-se mais pela literatura do que pelos estudos de Direito. Conheceu escritores famosos como Victor Hugo e Alexandre Dumas, e o editor mais influente de Paris, Pierre Jules Hetzel. Foi ele que publicou a obra Cinco Semanas num Balão (1863) com a qual Júlio Verne teve um grande sucesso.
O escritor foi considerado um visionário, pois previu, entre outros inventos, a televisão; o helicóptero; o cinema falado; o avião; o aproveitamento da luz e da água do mar para gerar energia; o uso de gases como armas químicas. Por essa razão, Júlio Verne foi um dos mais imaginativos e populares de todos os tempos. À data da sua morte, em 24 de Março de 1905, Júlio Verne tinha escrito mais de cem obras (romances, peças de teatro, poesia, ensaios e obras históricas), sendo algumas editadas após a sua morte. Trinta e três das suas obras foram adaptadas ao cinema.

Algumas obras:
Cinco semanas em balão (1863 )

Viagem ao centro da terra (1864)

Vinte mil léguas submarinas (1870)

Os conquistadores (1870)

A volta ao mundo em oitenta dias (1872)

Miguel Strogoff (1876)

As atribulações de um chinês na China (1879)

O senhor do mundo (1904)

O tio Robinson (1861)
Resumo: O Inglês Phileas Fogg, cavalheiro rico e respeitável membro do clube de elite Reform, é famoso pela sua personalidade calma e também pela sua pontualidade. Um dia, inesperadamente, aposta com os membros do seu clube que fará a volta ao mundo em oitenta dias. Para ganhar a aposta, teria de regressar a Londres em 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Ninguém acredita que tal seja possível, mas a aposta está feita e Phileas Fogg deixa Londres nessa mesma noite, juntamente com o seu novo empregado francês, Passepartout, um parisiense esperto. Porém, nessa altura, é roubado, do banco de Inglaterra, uma grande quantidade de dinheiro e a Polícia suspeita de Phileas Fogg. Assim, o detective Fix perseguirá permanentemente Phileas Fogg, sem nunca o conseguir prender.
Curiosidade: Muitos livros têm nas capas a fotografia de um balão, no entanto as personagens nunca utilizam este meio de transporte nas suas viagens. No entanto, há um momento na obra em que Phileas Fogg pensa na possibilidade do uso de um balão.




Sem comentários: