quarta-feira, 11 de maio de 2011

Livro do Mês de Maio

No final do séc.XIX, na pequena cidade de Caribe, Florentino Ariza ao ver Fermina Daza, a caminho do colégio, apaixona-se por ela e, com a cumplicidade da tia da jovem, inicia um romance platónico, através de cartas, sem que ela alguma vez o tivesse visto. O pai de Fermina ao descobrir tal, obriga a filha a ir para a casa da sua prima Hildebranda, de forma a afastá-la de Florentino.

Passados anos, volta à casa paterna, mas ao ver Florentino pela primeira vez, rejeita-o e inicia um namoro com Juvenal Urbino, médico, com quem acaba por casar. Florentino não desiste e, durante toda a sua vida, persiste nesse amor. Passam 53 anos, 7 meses e 11 dias até que Juvenal Urbino morre, dando-lhe a possibilidade de, finalmente, conquistar a sua amada.

 
 
 
 
Gabriel García Márquez nasceu em 1927, na Colômbia. Enquanto jornalista, viajou e viveu em vários países europeus. Em 1960, muda-se para o México e escreve o seu primeiro livro de ficção: Ninguém Escreve ao Coronel. Sete anos depois, a sua obra Cem Anos de Solidão torná-lo-ia conhecido e aclamado como um grande escritor. Em 1982 recebe o Prémio Nobel da Literatura. A sua vasta bibliografia conta com romances, contos, crónicas e literatura infanto-juvenil.


Sem comentários: