segunda-feira, 13 de junho de 2011

Livro do mês - Quando Nietzsche Chorou


Friedrich Nietzsche é um filósofo desconhecido que se sente doente e desesperado. Josef Breuer, médico reconhecido em Viena , acede ao pedido de uma amiga do filósofo, Lou Salomé, para o tratar, recorrendo à terapia da conversa. Como o filósofo é orgulhoso, Breuer sugere uma troca de serviços: as suas sessões por uma consultoria filosófica. É através das discussões que cada um se vai conhecendo, encontrando respostas para os seus problemas.
Ao longo da obra, o leitor viaja pelas ruas e casas de chá da Viena do século XIX, descobrindo figuras importantes como Sigmunf Freud, aluno de Breuer.
Esta obra feita de ficção e factos reais é extremamente cativante, mesmo para aqueles que não tenham interesse pela filosofia ou psicologia.

Irvin Yalon, filho de imigrantes russos, nasceu em Washington, no dia 13 de Junho de 1931. Leitor ávido, revela desde cedo uma preferência por Dostoiévski e Tolstoi que estaria na causa de ter seguido medicina. Especializado em psiquiatria, é psicoterapeuta e professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. A par de obras que relatam a sua prática como psicoterapeuta, Irvin Yalon escreveu romances que o deram a conhecer como escritor, caso de Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer e Mentiras no Divã.
 
Outras obras:

Sem comentários: