quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Livro do Mês

Janeiro
GaBriela Cravo e Canela
 
    














Jorge Amado
 
Em Ilhéus, a capital do cacau, vive Nacib, dono do bar Vesúvio. Necessitando de uma cozinheira, vai ao “Mercado de Escravos” onde descobre uma mulher andrajosa, de rosto sujo. Leva-a para casa e apercebe-se de que aquela mulher, de nome Gabriela, não só é bela como também possui excelentes dotes de dona de casa. Os pratos de Gabriela e, sobretudo, a sua presença fazem aumentar a clientela do bar Vesúvio. Nacib apaixona-se por ela e deixa de frequentar o Bataclan, local de prazer de todos os homens de Ilhéus.
 Mesmo sabendo o tipo de relacionamento que o árabe mantinha com a formosa empregada, para os fregueses ela não passava da sua cozinheira e, por isso, tratavam-na como tal, enchendo-a de propostas atrevidas e atenções. Surpreendentemente, o único a tratar Gabriela com certa distância, como uma senhora respeitável, é o filho do coronel Ramiro, Tonico Bastos, o mulherengo de Ilhéus.
Jorge Amado (10 agosto de 1912 - 6 de agosto de 2001), escritor brasileiro, desde muito cedo revelou gosto pela literatura. Aos 14 anos começou a participar na vida literária de Salvador, tendo sido um dos fundadores da Academia dos Rebeldes. Em 1935, licenciou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, mas nunca exerceu advocacia. Paralelamente à sua carreira de escritor, foi jornalista e deputado, responsável por várias leis que beneficiaram a cultura. Em 1961, foi ainda eleito para a cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras. A sua vasta obra comporta todos os géneros literários e muitos dos seus livros foram adaptados para o cinema, teatro, rádio e televisão.  


Sem comentários: