terça-feira, 12 de novembro de 2013


 

 

«Vi o Sol a nascer no céu
- Era dia de S. Martinho.
Saltei para fora da cama
Para fazer um magustinho!»

 

 
 

https://www.google.pt/search?q=castanhas&tbm

 (dia 2/11/2013)


De novo no São Martinho!!! E quem diz São Martinho, imagina o sol, as castanhas, a jeropiga e, por que não, um caldo verdinho?
 
Conta a lenda que num dia de tempestade ia Martinho, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, a tremer de frio, suplicando-lhe esmola. Martinho parou o cavalo, pousou a mão na do pobre mendigo e, em seguida, com a espada que levava, dividiu ao meio a sua própria capa, dando metade ao pobre e desnudado mendigo.
Apesar de mal agasalhado e da chuva torrencial, Martinho preparava-se para continuar o seu caminho quando, de repente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou aterra de luz e muito calor. Diz-se que para que não se apague da memória dos homens o ato de bondade por ele praticado, todos os anos, nesta mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e a terra é impregnada de um sol quente e miraculoso. É o Verão de São Martinho!

Nas diferentes escolas do Agrupamento os professores e as assistentes operacionais das bibliotecas prepararam atividades para assinalar o dia, no entanto, mais do que uma comemoração, pretendeu-se que os alunos desenvolvessem competências no âmbito da literacia, indo ao encontro dos objetivos definidos pela RBE.
Neste sentido, a biblioteca da Escola Secundária Gil Eanes dinamizou um jogo didático que possibilitou a alguns alunos do 8º ano não apenas o convívio, mas a leitura expressiva, a pesquisa orientada de informação (em livros, cartazes, Internet) e a utilização de uma ferramenta web relacionada com a criação de cartazes com slogans/provérbios ligados ao São Martinho.
 
     


 
 
 





Sem comentários: