quinta-feira, 4 de outubro de 2012

5 DE OUTUBRO


      Congratulamo-nos por o dia 5 de outubro ainda ser feriado em Portugal!
Decerto muitos desconhecem o significado desta celebração, e outros tantos tentam reduzi-lo ou mesmo anulá-lo em nome de «valores que mais alto se alevantam» neste período conturbado.
   Um vasto grupo de pessoas sabe que, em 1910, a República Portuguesa foi proclamada da varanda da Câmara Lisboa, por José Relvas. Mas o 5 de outubro também tem outros significados. Por exemplo, foi nesse dia, no ano de 1143, que se estabeleceu a independência do Reino de Portugal, através do Tratado de Zamora. Portugal é, assim, um estado independente há cerca de 869 anos. Será que não temos motivos suficientes para comemorar?
    Foi neste sentido que a Escola de Odiáxere resolveu, numa iniciativa conjunta entre professoras e funcionária da Biblioteca, celebrar esta data tão marcante da vida nacional através da preparação de atividades como a apresentação de um Powerpoint na biblioteca com a explicitação do significado da data comemorativa e, durante o intervalo da manhã, a reunião no átrio da escola onde se efetuará o hastear da bandeira portuguesa e se entoará o hino nacional. Depois daremos notícias…

Sem comentários: