quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

  Livro do Mês  



Novembro
 
Ao sabor dos Dias de Pinheiral Bravo

 

 
 
 
 
 






 
Fátima Fidalgo

Luísa chega com os filhos a Pinheiral Bravo, terra onde vive a sua irmã. A pequena família, habituada a uma vida citadina, rapidamente adopta aquela vila e os seus costumes. As lides rurais começam a fazer parte do quotidiano de Luísa e "Enquanto a mãe sachava os regos de água, ajudada por um trabalhador pago à jorna, os irmãos observavam as calhandras que deslizavam na ribeira e os girinos que procuravam esconderijos sob as pedras, junto à margem. Quando voltavam para casa, levavam com eles o cheiro forte a hortelã selvagem, a poejos e a terra molhada. Agora, já todos os conheciam na vila e, mal chegavam ao cimo da quelha da ribeira, junto do forno comunitário, eram amiúde convidados para provar uma broa quente, recheada com toucinho, ou biscoitos de canela e azeite que fumegavam da última fornada."
Ao longo da narrativa, o leitor penetra no espaço e na vida dos pinheiral bravenses, revisitando o mundo rural e o tempo de infância, viagem oferecida sobretudo através do olhar e das sensações de Clara, filha mais nova de Luísa.
 
Fátima Fidalgo, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras de Lisboa, exerce a profissão de docente na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos.



Sem comentários: