quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


 
Livro do Mês  

Dezembro
 
O Mundo em que vivi
 
 
                                      Ilse Losa
 
No final da primeira Guerra Mundial, a pequena Rose, de origem judaica, vivia numa aldeia alemã com os seus avós paternos, Markus e Ester. Rose  tinha um verdadeiro carinho pelo avô, homem sensível e carinhoso. Quando tem de ir morar com os pais, a sua vida muda radicalmente. Na escola, começa a sentir a discriminação pelo facto de ser judia. Após a morte do pai, muda-se para Berlim, onde os nazis começam a perseguir os judeus.
 
Ao longo desta narrativa, perpassam personagens que partilham a vida de Rose, rituais familiares e judaicos e assistimos ao desmoronar de um tempo feliz.
 
 
Ilse Lieblich Losa (1913 - 2006) é uma escritora de origem alemã e de ascendência judaica que veio para Portugal, em 1934. No Porto, onde fica a residir, casa com o arquiteto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa. Em 1943, publica o seu primeiro livro O Mundo em que Vivi. A partir daí, escreve sobretudo obras da literatura infanto-juvenil, traduz antologias de obras portuguesas, publicadas na Alemanha, e colabora em diversos jornais/revistas portugueses e alemães.


 

Sem comentários: