domingo, 20 de abril de 2008

LAGOS+VOLUNTÁRIO


BANCO DO VOLUNTARIADO JUVENIL


Decorreu no último dia 14 de Abril, no Centro Cultural de Lagos o colóquio “LAGOS +VOLUNTÁRIO”, onde, entre muitas outras instituições, esteve também representado, com uma oradora em mesa, o Banco do Voluntariado Juvenil da nossa escola. A representá-lo esteve a Ana Rita Sousa, do 11º B, que, como podem ver, esteve muitíssimo bem. Parabéns Ana Rita!

O Banco do Voluntariado Juvenil é uma iniciativa da Escola com 3º C.E.B. Secundária Gil Eanes – Lagos. Foi integrado no Plano Anual de Actividades após aprovação no Conselho Pedagógico do dia 14 de Fevereiro de 2006.

Na fase inicial de implementação, as actividades visadas abrangem as instituições de solidariedade social existentes no concelho de Lagos, designadamente a Santa Casa da Misericórdia, Casa de Santo Amaro, a Instituição Anino dos Santos e a Liga dos Amigos do Hospital de Lagos. Futuramente, a iniciativa poderá vir a ser alargada a outras Instituições privadas cujas actividades estejam orientadas para o trabalho com crianças, idosos e deficientes.

O projecto do Banco do Voluntariado Juvenil, no contexto escolar, tem, na sua génese, o pressuposto de que as atitudes e comportamentos orientados para a cooperação e solidariedade social e humana, são produto de uma cultura voluntarista construída através de uma pedagogia do exemplo em que diferentes gerações interagem no mesmo cenário social e humano deixando o seu legado para as próximas gerações continuarem. Vem assim ao encontro das exigências de uma sociedade que se pretende cada vez mais participativa, tolerante e solidária, na qual a Escola deve ser entendida e valorizada como organismo privilegiado na promoção e consolidação de tais valores. A escola assume, neste contexto, uma dimensão estruturante da própria sociedade, a qual, de alguma forma, reflectirá, no futuro, a qualidade da educação que se promoveu.
Se queres integrar esta equipa, já com cerca de 25 alunos, só tens que fazer a tua inscrição junto do professor responsável. Junta-te a nós!


O B.V.J. da Escola com 3º C.E.B. Secundária Gil Eanes – Lagos

Prof. Fernando Ildefonso

Sem comentários: