quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Encontro com...

valter hugo mãe

O poeta e editor valter hugo mãe (na escrita do autor as maiúsculas estão ausentes) vencedor da edição de 2007 do Prémio Literário José Saramago com a obra “o remorso de baltazar serapião” vai estar no auditório da nossa escola no dia 15 de Janeiro às 10h 15m.



valter hugo mãe é poeta e editor. Nasceu em 1971 em Angola. Vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.


Publicou nove livros de poesia, entre os quais "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação" (Prémio de Poesia Almeida Garrett), "três minutos antes de a maré encher", "cobrição das filhas" e "útero e o resto da minha alegria".


É autor das seguintes antologias: "o encantador de palavras", poesia de Manoel de Barros, "série poeta", homenagem a Julio-Saúl Dias, "quem quer casar com a poetisa", poesia de Adília Lopes, "o futuro em anos-luz, 100 anos, 100 poetas, 100 poemas", para o Porto 2001 e "desfocados pelo vento, a poesia dos Anos 80, agora".


Alguns dos seus poemas estão traduzidos e editados em espanhol, francês, inglês, checo e árabe.



Foi responsável, juntamente com Jorge Reis-Sá, pelas Quasi edições, editora de autores como Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar e muitos outros. Também, co-dirige a revista Apeadeiro. Criou a editora objecto cardíaco.

Sem comentários: