sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fazer um relatório científico


Um Relatório Científico

Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.
Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efectuado, fornecendo de modo objectivo a informação mais relevante.



Como elaborar um relatório científico


A Apresentação


O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm importância. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corrector.
Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens, e utilizar vários tipos de letra, tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente.


É importante deixar-se sempre margens interiores (esquerdas) e superiores com, aproximadamente, três centímetros e margens exteriores (direitas) e inferiores com, aproximadamente, dois centímetros.


O relatório deve ter uma capa. Se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
A capa não deve ser enfeitada ou embelezada.


Deve conter a informação seguinte pela ordem indicada:

1º - nome da instituição onde a investigação foi realizada,

2º - título do trabalho, (destacado com letra maior ou sublinhado),

3º - nome do(s) autor(es) e identificação do(s) mesmo(s),

4º - âmbito de realização o trabalho (disciplina, projecto, etc.),

5º - local e data.

O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido. Na maioria das vezes pode utilizar-se o título do protocolo experimental.

A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta.
A escrita de símbolos e fórmulas químicas, bem como de unidades e grandezas, obedecem a regras e normas que devem ser respeitadas.
No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal, plural ou narrativo. A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos.



A Estrutura do Relatório


Pode optar-se por uma estrutura que inclua: Resumo, 1-Objectivo, 2-Introdução, 3-Procedimento Experimental, 4-Resultados e 5-Conclusão e Crítica dos Resultados. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos.
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.



Resumo


Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade do trabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões.
Esta parte do relatório só deve ser feita no final, pois só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório, embora esteja localizado logo no início do relatório.


1- Objectivo


Deverá indicar de modo claro e breve quais são os objectivos do trabalho, ou seja, qual é o problema a ser resolvido.


2- Introdução


A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental, ou seja as suas premissas teóricas.
Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.



3- Procedimento Experimental


Salvo indicação contrária, não é necessário indicar a lista de material utilizado no trabalho uma vez que esta já existe na planificação do trabalho experimental (protocolo). No entanto, se o método se basear na utilização de um determinado aparelho - método Instrumental - deve indicar-se o tipo de aparelho utilizado ou a marca/modelo, bem como as suas características técnicas mais importantes (alcance, tolerância, etc.). Se foi necessária uma montagem de equipamentos, deve apresentar-se um desenho esquemático da mesma e respectiva legenda.
Não é necessário fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto será importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se seleccionem apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados então estaremos a fundamentar a técnica utilizada.
Devem referir-se as alterações/adaptações ao protocolo.



4- Resultados


A apresentação dos resultados deve constituir uma compilação do conjunto de dados/resultados/observações obtidos durante a realização experimental. Sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou gráficos.
Muitas vezes a apresentação dos resultados resume-se à caracterização das amostras obtidas e/ou às observações efectuadas durante a realização do trabalho.
A análise dos resultados não deverá ter um carácter interpretativo, deverá limitar-se a destacar os resultados considerados mais evidentes ou dar-lhes uma forma mais compreensível, geralmente através do seu tratamento matemático, estatístico ou gráfico. Nestes casos, deve apresentar-se apenas um exemplo claro e bem explicado de cada cálculo efectuado.
As medições efectuadas e os resultados de cálculos devem apresentar-se sempre com as respectivas unidades e com o número de algarismos significativos correcto ou com as incertezas respectivas.



5- Conclusão e Crítica dos Resultados


Será necessário realçar os principais resultados e comentá-los de um ponto de vista crítico, traduzindo a opinião do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes são aceitáveis tendo em consideração os objectivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparação entre os dados obtidos experimentalmente e a informação bibliográfica. No final desta avaliação deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introdução.
Os fenómenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possível, interpretados.
Devem apontar-se as possíveis causas de afastamento dos resultados em relação ao que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Haverá deficiências do método utilizado?). Quando o objectivo do trabalho for utilizar uma determinada técnica experimental, deverão ser indicadas as dificuldades sentidas e limitações identificadas.
Podem ser apresentadas recomendações a tomar em função dos resultados obtidos, sugestões para investigações posteriores ou ainda, alterações ao procedimento seguido ou à técnica utilizada.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fotobiografia - 10º D





Já está a decorrer na Biblioteca da escola a exposição das fotobiografias dos alunos da turma do 10ºD.

Vem até à BIBLIOTECA ver a exposição.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Encontro com...

João Aguiar


JOÃO AGUIAR VAI ESTAR PRESENTE NO AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB GIL EANES NO DIA 11 DE FEVEREIRO ÀS 10.15 H

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fotobiografia - 10ºC



As fotobiografias dos alunos do 10º C estão em exposição na Biblioteca da escola até dia 27 de Janeiro, passa por lá para as poderes ver.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fazer um Resumo

Como fazer um bom resumo

O resumo é um texto que apresenta, de forma abreviada, as ideias ou factos essenciais desenvolvidos num outro texto, respeitando o sentido e a ordem pela qual surgem. Implica seleccionar a informação principal do texto a resumir, com a ajuda do nosso vocabulário, mas sem acrescentar comentários. O resumo deve consistir num conjunto ordenado de ideias e não numa sequência de frases desconexas.

Características de um bom Resumo

Brevidade – Só contém as ideias principais.
Rigor e clareza – Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara e que respeite o pensamento do autor.
Linguagem pessoal – Não se copiam frases do texto.

Resumo passo a passo

1. Ler o texto e sublinhar as ideias principais, parágrafo a parágrafo.
2. Escrever o resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor.
Procurando não incluir pormenores desnecessários.
Substituindo ideias repetidas ou semelhantes por uma única que as englobe.
Utilizando termos genéricos.
Utilizando uma linguagem pessoal.
3. Ler o resumo e avaliar o seu conteúdo.
Contém as ideias principais?
A ideia do autor está respeitada?
A sequência e a estrutura do texto são respeitadas?
O texto percebe-se bem?
Não há pormenores nem repetições?
4. Fazer outra leitura do resumo e, se for necessário, aperfeiçoar a linguagem do texto
(ortografia, construção de frases, etc.).

Atenção: a síntese também apresenta de forma sucinta a informação essencial contida num outro texto. Mas na síntese damos a nossa opinião sobre o texto original e no resumo não. É como se na síntese escrevêssemos um pouco da nossa interpretação do texto, o que não podemos fazer num resumo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Encontro com... valter hugo mãe




O escritor valter hugo mãe esteve hoje, dia 15 de Janeiro, no auditório da nossa escola.

Foi com atenção que todos ouviram o escritor e a empatia estabelecida foi enorme.

O autor respondeu a todas as perguntas colocadas pelo público.

Alguns dos presentes saíram do auditório com um livro oferecido pelo convidado, em resultado de um concurso.

No final, valter hugo mãe deu uma sessão de autógrafos.

Muito obrigada por ter passado na nossa escola.

Fazer um Esquema



COMO FAZER UM ESQUEMA


Para fazeres um esquema claro e compreensível, tens de ter compreendido bem toda a matéria.


1º - Definir as ideias principais.

2º - Definir as ideias secundárias que estão ligadas a cada uma delas.

3º - Escrever essas ideias em frases curtas.

4º - Escolher uma forma gráfica de elaborar o esquema que contenha todas as ideias e mostre a relação entre elas.

Num esquema, os elementos de informação que importa fixar são agrupados através de chavetas, de setas, de rectângulos,etc.



Os esquemas permitem apresentar muita matéria e relacioná-la, facilitando as revisões.

Mostram a relação entre as várias ideias.

Dão uma imagem visual da matéria e da sua organização.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Exposição - Fotobiografia 10ºB

Já está a decorrer na biblioteca escolar a exposição fotobiográfica dos alunos da turma B do 10º ano.

Vai até à biblioteca e fica a conhecer melhor os teus colegas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Livro do Mês de Janeiro



Livro do Mês
Uma Villa em Itália


Resumo: Quatro pessoas, desconhecidas entre si, são feitas candidatas à herança de Beatrice Malaspina, personagem de quem nunca ouviram falar. Delia, cantora de ópera, George, cientista nuclear, Marjorie, escritora policial, e Lucius, banqueiro, comparecem na villa Dante, na Itália, a pedido do advogada de Beatrice Malaspina. Aí, enquanto são confrontados com vários enigmas para acederem à herança, percebem que Malaspina conhecia os segredos de cada um deles. Esta estadia vai revelar-se, para cada um dos personagens envolvidos, como uma viagem introspectiva .


Autora - Elizabet Edmondson





Elizabeth Edmondson nasceu no Chile e viveu em Calcutá e Londres, antes de ir estudar para Oxford. Divide actualmente o seu tempo entre a Itália e a Inglaterra. Está casada com um historiador de arte e tem dois filhos.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Memorando de um Teatro de Fantoches em Construção

Memorando de um Teatro de Fantoches em Construção

A sala A3 tem servido os nossos intentos para o arranque e preparação da construção do molde dos fantoches, todas as quarta-feiras, feitos pelos alunos na sala de aula com a orientação dos professores Yann Valade e Fernando Nunes.


Nas primeiras aulas os alunos tomaram conta das diferentes fases do processo e dos materiais necessários à edificação do projecto. Os alunos tiveram a oportunidade de levantar dúvidas e das regras quanto à orientação de toda a acção a desenvolver. Deste modo, fomos trabalhando aula a aula, semana a semana, metendo mãos à obra, sujando as mãos na água pastosa da farinha cozida, emprestando a goma às tiras do jornal, mexendo, remexendo, colando, melhorando minuto a minuto as feições dos nossos moldes.




Depois, seguiu-se a caracterização dos olhos e decidimos utilizar conchas, mexilhões, tampas de garrafas de água, beijinhos de amor, bolas de papel, etc., tal como para a elaboração do "aparelho auditivo" foram usados mexilhões, caricas e pequenos búzios ou, ainda no que diz respeito à caracterização da "boca", foram também utilizadas lapas e amêijoas, por entre tantas e tantas outras coisas disponíveis, que estavam ali ao nosso dispor.

A criatividade, portanto, esteve sempre presente e a funcionar com todos e para todos.
Antes das férias do Natal iniciámos o processo de pintura, pincelada após pincelada, misturando as cores, usando e abusando das tintas, sempre com a ideia de que temos que aprender a pintar, praticando e aperfeiçoando os pincéis. Agora é tempo de começarmos a vestir os fantoches e pensar nas falas e na estórias dos nossos personagens. Os alunos que estão a participar neste projecto são: Nádia Dias; Verónica Fernandes; Flávio Batista; Rebeca Esteves, Soraia Pereira e Lisandra Bartolomeu, todos eles pertencentes ao curso Profissional de Animador Sociocultural. Por isso, mais uma vez vos informamos, que o atelier continua aberto a todos os estudantes do Gil Eanes que queiram participar.
Texto do professor Fernando Nunes

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Encontro com...

valter hugo mãe

O poeta e editor valter hugo mãe (na escrita do autor as maiúsculas estão ausentes) vencedor da edição de 2007 do Prémio Literário José Saramago com a obra “o remorso de baltazar serapião” vai estar no auditório da nossa escola no dia 15 de Janeiro às 10h 15m.



valter hugo mãe é poeta e editor. Nasceu em 1971 em Angola. Vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.


Publicou nove livros de poesia, entre os quais "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação" (Prémio de Poesia Almeida Garrett), "três minutos antes de a maré encher", "cobrição das filhas" e "útero e o resto da minha alegria".


É autor das seguintes antologias: "o encantador de palavras", poesia de Manoel de Barros, "série poeta", homenagem a Julio-Saúl Dias, "quem quer casar com a poetisa", poesia de Adília Lopes, "o futuro em anos-luz, 100 anos, 100 poetas, 100 poemas", para o Porto 2001 e "desfocados pelo vento, a poesia dos Anos 80, agora".


Alguns dos seus poemas estão traduzidos e editados em espanhol, francês, inglês, checo e árabe.



Foi responsável, juntamente com Jorge Reis-Sá, pelas Quasi edições, editora de autores como Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar e muitos outros. Também, co-dirige a revista Apeadeiro. Criou a editora objecto cardíaco.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Exposição - "Fotobiografia"

“Fotobiografia”

Os alunos da turma A do 10º ano apresentam as suas “Fotobiografias” na biblioteca da Escola de seis a treze de Janeiro.
Os trabalhos, que agora podem ser vistos por toda a comunidade escolar, resultam de uma actividade desenvolvida durante o primeiro período na disciplina de Português, sob a coordenação da professora Ana Luísa Albuquerque.
Esta exposição é a primeira de uma sequência de fotobiografias de outras turmas de décimo ano (B, C, D e E) que serão expostas, no mesmo local, ao longo do segundo período, prevendo-se que o tempo de permanência de cada uma seja de uma semana.