quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia


21 Poemas para o Dia Mundial da Poesia pelo 10ºE


“Quando eu for grande quero ser…poeta!”


No dia 20 de Março, Auditório António Freitas, os alunos do 10ºano, Turma: E, lêem de forma livre e encenada 21 poemas na celebração do Dia Mundial da Poesia, que terá lugar no próximo sábado. Os poemas serão lidos após a exibição do filme “Sophia de Mello Andresen”, de João César Monteiro, realizado em 1969. O filme apresenta-nos a poetisa Sophia, na sua relação íntima com os seus textos e os seus lugares de criação. E, evidentemente, que a cidade de Lagos está presente.


Texto de Apresentação


Ler poesia não é chato. Chatas são as pessoas que não gostam de ler poesia. A poesia foi feita para ler. Em silêncio e em voz alta. Em casa e na escola. No átrio e na rua. Com os amigos ou sem eles. Não há civilização sem poesia. Os poetas são seres civilizados. Nós celebramos as palavras dos poetas. Os poetas ficam-nos agradecidos.


Participantes


Os alunos participantes são: Joana Pires, Maria Cabral, Elena Botnaru, Soraia Pontes, Jessica Arez, Lúcia Dâmaso, Nuno Ramos, Sara Carvalhal,Yolanda Lasham, Catarina Amaro e André Soromenho.


Sophia de Mello Breyner Andresen: “Lagos I”; “Não se Perdeu Nenhuma Coisa em Mim”; “Mar”; “Inscrição”; “Terror de te Amar”; “Promessa”

Jorge de Sousa Braga: “Primavera”; “Último Girassol” e "Poema"

Luís Miguel Silva: “Queixa de um Utente”

Camões: “Transforma-se o Amador na Cousa Amada”

Sebastião Alba: “O Meu País”

Fernando Pessoa: “O Mostrengo”

valter hugo mãe: “o sol vai apagar-se”

Mário Cesarinny de Vasconcelos: “Poema”

Herberto Hélder: “No sorriso louco das mães”

Ruy Belo: “Os pássaros nascem na ponta das árvores”

Alexandre O´Neill : “Chaval” e “Amigo”

Adília Lopes: “A Propósito das Estrelas”

Mia Couto: “Viagem”

Sem comentários: