quarta-feira, 11 de março de 2009

Livro do Mês de Março

Livro do Mês


Noite





Autor: Elie Wiesel


Resumo: A família de Elie Wiesel vivia tranquilamente em Sighet, pequena cidade de Transilvânia, quando numa noite de 1944 o seu pai recebe a notícia de que todos os judeus de Sighet iriam ser deportados. No dia seguinte, as casas começam a ser desocupadas e o caminho para um destino tenebroso inicia-se. No campo de concentração de Auschwitz-Birkenau a família é separada, sendo a última vez que Elie vê a sua mãe e irmã mais nova. Ficando com o seu pai, o jovem Elie vai viver uma realidade tão terrível que a sobrevivência, por vezes, deixa de fazer sentido. Logo à chegada do campo de concentração de Birkenau, Elie tem uma visão aterradora: “ Não muito longe de nós, as chamas elevavam-se a partir de uma cova, chamas gigantescas. Queimava-se ali alguma coisa. Um camião aproximou-se do buraco e ali descarregou a sua carga: eram crianças pequenas. Bebés! Sim, eu tinha-o visto, com os meus próprios olhos… Crianças nas chamas.”. A angústia, o sofrimento e o terror indescritíveis pautarão os dias de todos quantos viverão a mesma realidade de Elie e do seu pai.








Elie Wiesel


Elie Wiesel nasceu em Sighet, uma pequena aldeia que, actualmente, pertence à Roménia. Aos quinze anos, em 1944, foi deportado com a sua família para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Esteve ainda nos campos de concentração de Buna, Gleiwitz e Buchenwald. A sua mãe e irmã mais nova morreram em Auschwitz-Birkenau e o seu pai em Buchenwald. Elie Wiesel foi libertado em Abril de 1945.
Após a guerra, estudou literatura, filosofia e psicologia em Paris. Wiesel tornou-se um profícuo escritor, abordando, nas suas obras, temáticas judaicas ou ligadas à experiência no holocausto. Em 1963, tornou-se cidadão americano e, seis anos mais tarde, casou-se com a escritora e editora austríaca Marion Erster Rose, também ela sobrevivente do Holocausto.
A par da sua actividade literária, desenvolveu ainda um trabalho notável na defesa dos direitos humanos em todo o mundo pelo que recebeu o prémio Nobel da Paz, em 1986.

2 comentários:

Anónimo disse...

livros extraordinário! Boa escolha!!!

Anónimo disse...

adorei o livro!