terça-feira, 17 de Março de 2009

Fazer uma Síntese

Como Fazer uma Síntese


Técnicas para fazer uma síntese


Ler o texto de lápis na mão para:

. sublinhar frases, ideias-chave a destacar;
. assinalar conectores ou articuladores que ligam frases entre si, estabeleçendo relações de semelhança, contraste/oposição, anterioridade ou de posterioridade, de causa etc.;
. registar, à margem, a ideia central de cada parágrafo;
. assinalar as partes do texto e a sua delimitação (Introdução,
Desenvolvimento, Conclusão).


Redacção do texto

. utilizar a tua linguagem
. respeitar o pensamento do autor
. não incluir pormenores desnecessários
. não copiar frases do texto
. não usar o discurso directo
. podes expressar juízos de valor
. a síntese caracteriza-se pela sua brevidade.

18 comentários:

maria_gloria 7 de Agosto de 2009 às 08:30  

MUITO OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES SOBRE COMO FAZER UMA SINTESE EU ESTAVA PERDIDA SEM SABER COMO COMEÇAR E VCS FORAM ESSENCIAIS.UM ABRAÇO!

fernanda,  1 de Setembro de 2009 às 17:10  

oi sou fernanda eu tenho que fazer uma sintesi mais nao tenho nei uma ideia o tema e como viver na cidade de Luziania me ajunden por favor eu tenho moita divicudade de aprende

♥•♥ Lory ♥•♥ 9 de Fevereiro de 2010 às 15:35  

oi meu nome e Lorena...preciso muito daajuda de vcs..preciso fazer um sintese e nao tenho a minima ideia de como começar...me ajudem por favor....

Peter Hook 14 de Março de 2010 às 21:44  

Pelo que eu entendi é fazer um resumo breve com as próprias palavras do tema trabalhado

Sandra 16 de Abril de 2010 às 11:44  

olá!eu precisei pesquisar e entender o q seria um síntese,vc`s me ajudaram mt,sou sandra regina,universitária do curso de pedagogia em pe.

Sandra 16 de Abril de 2010 às 11:51  

olá!eu precisei pesquisar e entender o q seria uma síntese,vc`s me ajudaram mt,sou sandra regina,universitária do curso de pedagogia em pe.

Anónimo,  21 de Maio de 2010 às 18:18  

oi meu nome e cris tenho que faesr ume sentese do texto paolo gossi e mem sei por onde comessar obrigada.

Anónimo,  29 de Maio de 2010 às 02:09  

tenho que fazer uma sintese de um livro chamado "laços de familia" de clarise lispector mais não sei como fazer .... me ajuda ai. vlw

Anónimo,  10 de Junho de 2010 às 22:35  

oi boa noite
me chamo vania e tenho que fazer um relatorio de uma visita, só que não sei por onde começar.
perciso de ajuda...
obrigada

marton,  15 de Novembro de 2010 às 11:13  

oi! sou márton e não sabia como sintetizar um texto, suas dicas foram fundamentais para o entendimento do mesmo.

Tamara Karoline 7 de Dezembro de 2010 às 01:30  

tenho q fazer uma sintesi sobre familia real, se eles nao tivesse vindo pra o Brasil como seria?

Anónimo,  1 de Abril de 2011 às 19:51  

Boa tarde!
Agradeço as informações sobre síntese...estava muito desanimada sem saber como começar. Você foi muito claro e isso me ajudou muito. Obrigada. Adriana.

Anónimo,  2 de Junho de 2011 às 12:57  

vcs estão de parabéns, me passsaram dicas de sintese clara e objetiva,o qual me foi muito proveitoso.obrigada. nilzete

mara,  12 de Junho de 2011 às 20:35  

Olá,sou mara nuito obrigada por me ajudar a fazer uma sintese, vcs. são otimo! um forte abraço.

Anónimo,  5 de Agosto de 2011 às 18:26  

muito obrigada vocês me ajudou muito.

drika 14 de Agosto de 2011 às 21:51  

Olá preciso de uma ajuda estou no inicio do curso preciso fazer uma síntese o nome da rosa me ajude grata

Anónimo,  30 de Outubro de 2011 às 01:54  

na construção de uma síntese se usa paragrafo ???

anderson,  1 de Novembro de 2011 às 19:52  

oi meu nome é anderson eu gostaria que vcs mim ajuda-se a fazer uma sintese obrigado pela a ajuda mim ajudou muito realmente eu estava perdido nao sabinha o que fazer...obrigado!

Enviar um comentário

  © Blogger template Coozie by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP