terça-feira, 10 de março de 2009

Vamos Falar de...

Inserida no Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar, decorreu no dia 9 de Março, no Auditório da Escola Secundária C/ 3º CEB Gil Eanes, pelas 10.15H, a segunda sessão de “Vamos Falar de…”.

O tema escolhido foi “Escultura” e em sequência de convite efectuado pelo Professor Gonçalo Cabral tivemos como oradora deste encontro a escultora Vera Gonçalves.

“É vasta e variada a obra de Vera Faria Gonçalves. O seu universo plástico define-se desde as primeiras obras, nele coincidindo, com quase igual peso, o objectualismo e a escultura.A escolha da morada, do ambiente especial, foi uma decisão tomada muito jovem, que levou Vera a viver no Algarve. A obra da artista deve relacionar-se com o meio escolhido para viver; sol, luz e contacto permanente com a natureza são certamente elementos determinantes da sua poética. O recorte claro da maioria das peças que Vera Faria Gonçalves produz, talvez possa relacionar-se com a nitidez que existe nesse clima solar e luminoso onde a artista vive e trabalha” - www.veragoncalves.web.pt/index.html

Vera Gonçalves falou-nos entre outros assuntos, da diferença entre escultura pública e privada, dos materiais que utiliza para as suas obras e dos vários passos realizados até chegar à tão nossa conhecida “Rotunda das Cadeiras”.



Sem comentários: